Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Luiza Curvo: "eu era uma menina bem chata", diz atriz de 'Máscaras'

Compartilhar
Caroline Borges

O começo precoce na televisão deu a Luiza Curvo um enorme senso de responsabilidade e maturidade. No ar como a dona de casa Laís, de Máscaras, da Record, a atriz estreou aos oito anos na novela Sonho Meu e já contabiliza 26 trabalhos na tevê.

"Ao longo do tempo, fui tendo ótimas referências, entrei em contato com diversos gêneros de livros e filmes e pude aprender com muita gente interessante. E eu também precisava me dedicar ao máximo na escola para continuar atuando", lembra a atriz de 26 anos.

Em um primeiro momento na trama de Lauro César Muniz, o papel de Luiza encabeça uma discussão quanto à importância do casamento. Feliz e bem resolvida em sua união com Jairo, vivido por Renato Livera, o casamento da personagem sempre é questionado pelo grupo de amigas, que se intitulam "Mulheres da Távola Redonda".

O núcleo é composto pelas personagens das atrizes Beth Coelho, Luiza Tomé, Francisca Queiroz, Franciely Freduzeski e Marina Peixoto. Apesar da temática já ter sido muito explorada, Luiza não vê sua personagem guiada por padrões ultrapassados.

"A questão do casamento como instituição é realmente antiga. Mas ela é comprometida com o amor dela e com o que ela sente. Isso é bem moderno. O Lauro sempre coloca debates que vão além do usual. São histórias extremamente morais", avalia.

Seu último trabalho em novelas na Record havia sido em Chamas da Vida, trama que Luiza considera fundamental em sua carreira. Na história de Cristianne Fridman, a atriz interpretou Michele, uma jovem com HIV que se envolvia com um rapaz sem a doença.

"Foi um dos trabalhos que as pessoas mais me paravam nas ruas para algum questionamento ou comentário", observa.

A ideia de se tornar atriz sempre fez parte dos planos desta carioca de 26 anos. Desde criança, ela procurava formas de ingressar no meio artístico. "Eu era uma menina bem chata. Obrigava as minhas amigas a ensaiarem peças comigo e pedia para minha mãe me levar a um monte de testes de comercial", lembra. Após ser aprovada nas audições para a novela Sonho Meu, da Globo, emissora onde permaneceu por 13 anos, a atriz iniciou aulas de teatro com a diretora Mona Lazar.

Por uma questão de maior conhecimento da profissão, Luiza se formou em Cinema e Direção Teatral. "Eu quero saber todos os detalhes do meio em que vivo. Minha profissão não é solitária. Se você não passa por todos os processos, não conhece bem a sua casa", ressalta.

Com quase 20 anos de carreira, Luiza está em sua terceira novela com Lauro César Muniz, com quem já trabalhou anteriormente em sua estreia, e anos mais tarde em Cidadão Brasileiro, da Record.

"Minha primeira novela foi com ele aos oito anos. Depois, nos reencontramos quando eu tinha 20 anos. Conhecê-lo faz toda diferença, pois você lê seus textos de outra forma. São cheios de romance e com referências à literatura européia", compara.

O intenso ritmo de gravação não permite que Luiza possa se dedicar inteiramente ao teatro. Contratada até 2015 pela Record, a atriz não sabe seu futuro após o fim da trama. Mas espera colocar em prática alguns projetos em andamento.

"Sou alucinada por teatro. Eu quero trabalhar em produções com gente que admiro. Nós crescemos como profissionais quando estamos ao lado de bons atores", torce a atriz, que já atuou em três peças de teatro ao longo da carreira.

Luiza Curvo começou a atuar aos oito anos na televisão
Luiza Curvo começou a atuar aos oito anos na televisão
Foto: Paulo Figueiredo/ Carta Z Notícias / TV Press
Fonte: TV Press
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra