Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Leandra Leal aprende restauração de obras de arte em 'Passione'

25 mai 2010 - 07h48
Compartilhar
Márcio Maio

Passione mal estreou e o universo da batalhadora Agostina já faz parte do cotidiano de Leandra Leal. Para encarnar uma restauradora de arte, a atriz fez uma espécie de workshop na Itália, país onde a personagem mora. Com direito até a gravação em uma igreja que estava sendo restaurada. Isso sem contar no idioma italiano, que a atriz não dominava e agora, depois de se apaixonar durante a viagem, encontrou tempo na agenda para estudar. "Este trabalho está me fazendo pesquisar coisas que sempre despertaram minha curiosidade, mas com as quais eu não tinha tanto contato. É uma motivação a mais", deslumbrou-se ela, que cresceu no meio artístico por ser neta do produtor cultural Américo Leal e filha da atriz Ângela Leal, a inconstante Olga de Bela, A Feia, da Record.

A ideia de explorar a cultura e os costumes italianos fez com que a atriz antecipasse sua ida à Europa. Leandra passou uma semana sozinha, passeando e pesquisando coisas para esse trabalho. Principalmente a língua, mesmo com todo o suporte da professora da USP Cecília Casini. "É bacana estar em uma cena e poder reagir a determinadas situações com segurança. Por exemplo, se um copo cair, quero poder me expressar da mesma forma que uma italiana faria se passasse por aquilo", exemplificou. Mas o jeito de falar de Agostina se transformará em breve, já que a personagem se muda para o Brasil. "Ainda não sei quando isso vai acontecer, mas aí ela passa a falar em português, com sotaque italiano. É bom poder contar com essas mudanças para marcar fases distintas no trabalho", analisou.

Na história, Agostina é casada com Berilo, papel de Bruno Gagliasso. Mas o italiano se mudou para o Brasil com a desculpa de buscar condições melhores de trabalho, deixando-a com o filho Dino, de Edoardo Dell'Aversana. E nunca mais voltou. Como as cartas entre marido e mulher são interceptadas pelo carteiro Mimi, de Marcelo Médici, apaixonado pela jovem, Agostina não tem notícias de Berilo há anos. E também desconhece seu casamento com Jéssica, brasileira fútil interpretada por Gabriela Duarte. Leandra ainda não sabe quando será gravada a cena da descoberta desta traição, mas não esconde sua expectativa. "Deve demorar a acontecer, mas tenho certeza de que será um momento muito forte. Deve retratar uma dor incrível, bem carregada na emoção", imaginou.

Agostina é a segunda mãe que Leandra interpreta na TV. Aos 27 anos, ela já explorou sentimentos maternos em Ciranda de Pedra, em 2008, quando viveu a espevitada Elzinha. Sem filhos fora da ficção, Leandra busca no texto e em seu próprio convívio familiar as referências para não fazer feio nessa posição. E assume que esses trabalhos ajudam a amadurecer a ideia de, no futuro, ser mãe. "Sinto que essa deve ser uma das mais incríveis experiências e não penso em deixar de passar por isso", afirmou.

Sobre a mudança que deve transformar a novela em um folhetim policial, prevista para acontecer por volta do capítulo 100, Leandra jura não saber de nada. Mesmo assim, acredita que sua personagem está distante dessas alterações. "A Agostina já tem o conflito dela com o Berilo e o Mimi", desconversou. Sobre atuar com Marcelo Médici e, provavelmente, explorar a comédia em suas cenas, Leandra se mostra empolgada. "Contracenar com o Marcelo é muito bom. Mas não sei se nossos personagens vão se envolver no futuro. Não dá para esquecer que existe uma relação de traição entre eles, por conta das cartas", observou.

Passione - Globo - Segunda a sábado, às 21h.

Corpo em evidência

Dona de uma imagem de atriz cabeça da nova geração, Leandra Leal já recebeu alguns convites para posar nua. Mas o último parece ter mexido um pouco com a cabeça da atriz, que foi chamada para ilustrar a capa da revista Playboy de agosto, comemorando o aniversário de 35 anos da publicação. Por enquanto, Leandra não gosta de dizer nem que vai posar, nem que não vai. "Fiquei muito lisonjeada com o convite. Mas não divulguei nada sobre isso. Qualquer informação que tenha chegado à imprensa partiu da revista", desconversou ela, que recebeu uma das maiores propostas já feitas pela Playboy.

Mas Leandra deixa claro que não tem problemas com a ideia de se despir para fotos. Na verdade, até parece gostar da possibilidade. Só que com algumas condições. "Não é que eu não tenha vontade. Acho que eu ia querer fazer uma coisa tão louca que não iriam topar", entregou, soltando uma risada em seguida. Leandra já mostrou suas curvas em diversas cenas do longa Nome Próprio, de Murilo Salles. O filme, rodado em 2007, narra os conflitos existenciais da blogueira Camila, uma jovem que ganha destaque com textos subjetivos na internet.

Instantâneas

# A primeira vez que Leandra trabalhou na TV foi na Manchete, em participações nas novelas A História de Ana Raio e Zé Trovão e Pantanal. Mas a atriz se tornou conhecida do grande público ao encarnar a cigana Yanka em Explode Coração, já na Globo.

# Leandra é porta-estandarte do maior bloco de carnaval do Rio de Janeiro, o Cordão da Bola Preta.

# A atriz ganhou respeito entre os colegas depois de participar do filme A Ostra e o Vento, em 1997. Com apenas 14 anos, faturou prêmios de melhor atriz inclusive em festivais internacionais.

# Leandra Leal raramente é vista em campanhas publicitárias. A atriz não aceita usar sua imagem para vender qualquer produto.

Em 'Passione' Leandra Leal vive Agostina, que foi abandonada pelo marido Berillo (Bruno Gagliasso)
Em 'Passione' Leandra Leal vive Agostina, que foi abandonada pelo marido Berillo (Bruno Gagliasso)
Foto: Jorge Rodrigues Jorge/Carta Z Notícias / TV Press
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra