Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Há 30 anos, chegava ao fim a divertida trama 'Elas Por Elas'

24 nov 2012 - 16h19
(atualizado às 16h20)
Compartilhar

Geraldo Bessa

Cassiano Gabus Mendes sempre prezou pela ousadia no formato e conteúdo de suas novelas. E no final de novembro de 1982, há exatos 30 anos, o autor de clássicos do horário das sete, como Locomotivas, de 1977, e Plumas e Paetês, de 1979, montou o desfecho de Elas Por Elas. A trama, que reforçou o caráter cômico da faixa, inovou ao entrelaçar a vida de sete mulheres que se conheceram ainda na juventude.

"Cassiano fez um belo mosaico feminino do início da década de 80. É uma história de reencontros. Com tudo de bom e ruim que isso pode acontecer", analisa Eva Wilma, intérprete de Márcia, a mais velha do grupo de amigas, que seria completado por Aracy Balabanian, na pele de Helena; Ester Góes, como Adriana; Sandra Bréa, intérprete de Wanda; Maria Helena Dias, como Carmem; Mila Moreira, encarnando Marlene e, por fim, Joana Fomm, como Natália.

Logo no início da trama, Wanda, descobre que seu namorado, Átila, de Mauro Mendonça, é casado com Márcia. O adúltero morre misteriosamente em um motel. A única coisa que Márcia fica sabendo é que ele estava acompanhado de uma mulher. A partir daí, a viúva segue na busca pelo esclarecimento da morte de Átila. E, para isso, conta com a ajuda do estabanado detetive Mario Fofoca, coincidentemente, o irmão de Wanda, interpretado por Luis Gustavo. "O Mário ficaria pouco tempo na trama. Mas o público o adorou. Cassiano sabia escrever para os atores que gostava e a direção estava em sintonia com isso. Protagonizei cenas hilárias e tive a chance de ter o grande papel da minha vida", emociona-se Luis Gustavo, que pôde reviver Mário Fofoca no "remake" de Ti-Ti-Ti, exibido em 2010.

O sucesso do personagem de Luis Gustavo fez o autor alterar a dimensão dos conflitos vividos pelas outras amigas, focando boa parte da história em Mário, Márcia, Wanda e Cláudia, a grande paixão do detetive, interpretada por Christiane Torloni. Na virada da trama, inclusive, até a história do defunto foi esvaziada em prol do triângulo amoroso formado por Mário, Márcia e Cláudia. "Minha personagem corria atrás do Fofoca desesperadamente", relembra Eva Wilma, aos risos.

O clima das gravações refletia o que era exibido pela tevê. Com muitas externas feitas em vários pontos famosos de São Paulo - cidade onde Elas Por Elas era ambientada -, o trabalho era pautado pelo bom humor do elenco e da equipe técnica. "As cenas eram puro improviso. Lembro de todos rindo das coisas engraçadas que eram inventadas durante as gravações. Principalmente, quando o Luis e a Eva estavam juntos", ressalta Mário Márcio Bandarra, um dos diretores da equipe comandada pelo falecido Paulo Ubiratan.

Os "cacos" eram devidamente autorizados pelo autor que, nesta novela, teve como colaborador o então novato Carlos Lombardi. "Era minha primeira novela na Globo. Por sorte, contei com a generosidade do Cassiano. Com ele aprendi os segredos para desenvolver uma boa trama no horário das sete", valoriza Lombardi, que, atualmente, depois de 30 anos na Globo, desenvolve sua primeira trama para a Record.

Para o autor, além do núcleo cômico, vale ressaltar os tons dramáticos da história envolvendo o casal Helena e Jayme, de Aracy Balabanian e Carlos Zara, e seu filho, Gil, de Lauro Corona. Na trama, Gil não é filho legítimo dos dois. Ele foi trocado na maternidade por obra do inescrupuloso Miguel, de Mário Lago. "Era uma trama pesada. Mas servia para dar certo equilíbrio a uma história essencialmente cômica", analisa Aracy. Com destaque para atores mais experientes, Elas por Elas ainda apresentou ao público nomes como Cássio Gabus Mendes - filho do autor -, Tássia Camargo, André de Biasi e Cristina Pereira.

A trama, que reforçou o caráter cômico da faixa, inovou ao entrelaçar a vida de sete mulheres que se conheceram ainda na juventude
A trama, que reforçou o caráter cômico da faixa, inovou ao entrelaçar a vida de sete mulheres que se conheceram ainda na juventude
Foto: Divulgação
Fonte: TV Press
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra