Glória Maria foi impedida de visitar amigo em hotel do Rio: 'negros não podem entrar'
À época, a jornalista usou um espaço do Jornal Hoje para denunciar o ocorrido.
A histórica jornalista Glória Maria passou por uma das noites mais revoltantes de sua carreira em junho de 1980, quando foi proibida de entrar no Rio Othon Palace Hotel, na Av. Atlântica, localizado de frente para a praia de Copacabana por ser negra.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Ao entrar para fazer uma reportagem no dia seguinte ao ocorrido, em uma edição do Jornal Hoje, a jornalista denunciou a situação que havia passado, contando que foi impedida por um gerente do local que lhe disse que, naquele hotel, "negros não poderiam entrar".
Segundo Glória, ela tentou, de todas as formas, visitar um amigo que estava hospedado e, inclusive, pediu para fazer registro como hóspede, mas foi barrada.
Na reportagem, ela conta que foi à uma Delegacia de Polícia registrar queixa contra o local e que, quando procurado pelos oficiais, o gerente em questão disse não se tratar de um problema de cor de pele, mas sim do horário e que seriam "medidas de segurança".
@fabaope Glória Maria não chorou, não escondeu o fato por vergonha. Ela fez história e denunciou nacionalmente. #gloriaMaria #60anos #TVGlobo60anos ♬ som original - Fabão PE
O caso foi retratado pela série documental da Rede Globo nomeada ‘Gloria’. A série de quatro capítulos teve seu primeiro episódio exibido em rede nacional após o Fantástico neste domingo e está disponível na íntegra no Globoplay.
Glória Maria morreu no dia 2 de fevereiro de 2023 e sua trajetória abriu caminhos e inspirou gerações. A comunicadora marcou a história da televisão com reportagens memoráveis e seu jeito único de apresentar.