Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Filha de Herivelto Martins participa de minissérie sobre o pai

19 out 2009 - 07h50
Compartilhar
NATALIA VON KORSCH
Rio de Janeiro

Para grande parte do elenco da minissérie Dalva e Herivelto, a história de vida dos dois bambas da música brasileira é apenas familiar. Mas para a atriz Yaçanã Martins é muito mais que isso: é a história de sua família. Filha do terceiro e último casamento do maestro, com a aeromoça Lourdes Torelly, Yaçanã interpreta a avó e sogra de Herivelto, dona Silvia, além de atuar como consultora da equipe.

Por sua casa na Urca - um memorial da vida e obra do pai - já passaram os protagonistas Fábio Assunção, Adriana Esteves e Maria Fernanda Cândido, consultando cartas, fotos e objetos que pertenceram a Herivelto. O apito de ouro, presente de Lourdes que o maestro introduziu no samba carioca, é um dos itens usados em cena por Fábio, sempre com a supervisão de Yaçanã.

"Papai ganhou o apito em 54, mas na minissérie o Fábio usa desde o início, é uma licença poética", diz. Da primeira vez que viu o ator caracterizado como o pai, ela disse ter levado um susto, tamanha a semelhança: "O olho do Fábio é igualzinho ao do papai e ele até já pegou o jeito de coçar o bigode, como ele fazia, impressionante".

As cerca de 50 cartas reveladoras que Yaçanã encontrou após a morte dos pais trouxeram algumas certezas para ela. "Eu nunca ouvi papai falar mal da Dalva em casa, mas lendo as cartas tive certeza disso. E de outra coisa também: ele morreu de amor. Não aguentou viver sem minha mãe, com quem ficou casado por 40 anos, e morrera dois anos antes", explica Yaçanã.

O impressionante volume de cartas trocadas entre os dois amantes vai virar livro em breve, a ser lançado junto com a minissérie, em janeiro, com o título provisório de Herivelto Como eu Conheci. "Descobri de repente que o tesouro familiar que eu tinha em casa era, na verdade, um tesouro da música brasileira. Tenho também letras de música, telegramas, é uma preciosidade", diz Yaçanã, que fará também um espetáculo com músicas do pai.

Foto: João Laet / O Dia
Fonte: O Dia
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra