Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ernesto Paglia é anunciado como novo apresentador do Roda Viva

O jornalista irá substituir Vera Magalhães no comando do tradicional programa de entrevistas

16 jan 2026 - 18h55
(atualizado às 19h09)
Compartilhar
Exibir comentários
Ernesto Paglia apresentará o Roda Viva em 2026
Ernesto Paglia apresentará o Roda Viva em 2026
Foto: Reprodução/Instagram

O jornalista Ernesto Paglia, que atuou na Globo por mais de 40 anos, foi anunciado nesta sexta-feira, 16, como o novo apresentador do Roda Viva, da TV Cultura. Ele assume o lugar de Vera Magalhães, que anunciou a saída do programa de entrevistas no começo de janeiro.

A TV Cultura confirmou que Paglia assume o comando da bancada do Roda Viva em fevereiro, após o Carnaval. O jornalista foi repórter especial e correspondente internacional na Globo e deixou a emissora em 2023.

"Tenho a honra de ser o novo apresentador do programa de entrevistas mais prestigiado e tradicional da TV brasileira, o Roda Viva. Estou muito feliz, e o meu compromisso com o público será manter o alto nível conquistado pelo programa nos seus 40 anos de história. É uma chance de encarar um novo desafio na carreira, que em 2026 chega a um número que me enche de orgulho: 45 anos de Jornalismo. Prova de que é possível fazer coisas novas, mesmo depois de tanto tempo de profissão", disse Paglia.

Maria Angela de Jesus, presidente da Fundação Padre Anchieta, que dirige a TV Cultura, disse que a chegada de Ernesto marca uma nova fase do programa, que completa 40 anos em 2026. "O nome de Paglia é fruto de uma decisão da diretoria executiva e vem ao encontro da renovação que buscamos nesse momento. Com sua ampla experiência e competência, ele irá fortalecer o compromisso da TV Cultura com um debate plural e relevante."

Saída de Vera Magalhães

O anúncio de Ernesto Paglia como novo apresentador do Roda Viva foi feito dez dias após Vera Magalhães anunciar a saída do programa após não chegar a um acordo com a TV Cultura. A jornalista ficou seis anos à frente do tradicional programa de entrevistas e contou que tinha o plano de permanecer no comando da bancada até o final de 2026.

Em uma nota oficial divulgada nas redes sociais, Vera contou que fica na apresentação do Roda Viva até fevereiro. Ela explicou que havia acertado em uma reunião no dia 10 de dezembro que teria o contrato renovado por mais um ano, mas isso não ocorreu.

"Eu mesma alertei que seria importante renovar por apenas um ano e fazer a transição do programa, uma vez que esta seria minha sétima temporada. Falei do meu desejo de coroar este ciclo virtuoso para o programa com a celebração dos 40 anos e a cobertura eleitoral. Ficou tudo acertado com a direção da emissora neste sentido e fui avisada de que seria chamada em breve para assinar o contrato", escreveu Vera.

A jornalista disse que isso não ocorreu e começou a ver notas na imprensa que noticiavam a saída dela do programa. Então, decidiu procurar Maria Ângela de Jesus, presidente da Fundação Padre Anchieta, responsável pela TV Cultura, e ouviu um pedido de mudança de planos para que ela permanecesse no programa até abril.

"Diante da quebra de um acordo já selado presencialmente, optei por me desligar de imediato", declarou Vera.

Fonte: Portal Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade