Apresentador que mediou debate da cadeirada de Datena em Marçal deixa a TV Cultura
Leão Serva foi diretor de jornalismo do canal e atuava como correspondente internacional
O jornalista Leão Serva deixou a TV Cultura, onde estava desde 2019. A assessoria de imprensa da emissora confirmou a informação à coluna.
“Leão Serva não faz mais parte da equipe de Jornalismo da TV Cultura. Sua saída decorre de uma reestruturação da Fundação Padre Anchieta, visando a otimização de recursos. A Cultura agradece ao jornalista pela importante contribuição à emissora nos últimos anos”, diz o comunicado.
Leão atuou como diretor de Jornalismo por quatro anos. Depois, de Londres, foi diretor internacional de Jornalismo e correspondente.
“Não, Datena!”
O seu momento de maior visibilidade aconteceu em setembro do ano passado ao mediar o debate entre candidatos à Prefeitura de São Paulo, quando José Luiz Datena (PSDB) jogou uma cadeira em Pablo Marçal (PRTB).
O jornalista viu a movimentação do então apresentador do ‘Brasil Urgente’ e tentou impedi-lo. “Não, Datena! Não, não!”, disse, indo em direção aos sabatinados.
Na sequência do ataque, ele voltou ao microfone do púlpito e pediu o intervalo comercial. “Muito lamentável. Uma das cenas mais desagradáveis da história da TV brasileira”, disse no programa ‘De Olho no Voto’, exibido logo após o fim do debate.
Defesa de colega
Em 2022, Leão Serva já havia sido envolvido em outra polêmica. A apresentadora do ‘Roda Viva’, Vera Magalhães, foi hostilizada por um deputado bolsonarista que fazia vídeos nos bastidores do debate entre candidatos ao Governo de São Paulo também na TV Cultura.
Ao vê-la acuada, Leão se aproximou, tomou o celular da mão do agressor e o atirou para longe.
“Leão não saiu só em defesa da minha integridade física e profissional, mas em defesa do exercício do jornalismo, um ofício que muitos usurpadores tentam mimetizar e estigmatizar, mas que poucos têm a coragem e a estatura para exercer. Leão honra o nome, e a todos nós”, escreveu a jornalista numa rede social.