Em 'Gabriela', Luiza Valdetaro mostra carreira ascendente na TV
- Mariana Trigo
Desde a sofrida Antônia, que fez em Cordel Encantado, Luiza Valdetaro mudou seu patamar na carreira. De certa forma, segundo a atriz carioca, a bem-sucedida fábula de Duca Rachid e Thelma Guedes a preparou para o naturalismo interpretativo exigido em Gabriela. Mesmo com a suavidade do corte chanel em seu cabelo louro, vestidos bordados da década de 20 e feições de biscuit, Luiza tem mostrado maturidade na pele da submissa Gerusa no "remake" de Walcyr Carrasco.
Sempre ao lado da destemida Malvina, de Vanessa Giácomo, Gerusa começa a colocar as manguinhas de fora assim que conhece o idealista Mundinho Falcão, de Mateus Solano, o que tem animado a atriz, que mergulhou em pesquisas da época para compor a personagem. Ao se apaixonar pelo forasteiro e por seus ideais, Gerusa, antes passiva diante das ordens do temível avô, o poderoso Coronel Ramiro Bastos, passa a enfrentar a família.
Principalmente ao perceber que nunca passou de um bibelô do avô enquanto cumpria suas ordens, como ficar noiva do comportado Juvenal, de Marco Pigossi. "A personagem entra em conflito existencial não só por paixão. Ela questiona toda a família, entende que só era querida pelo avô enquanto dançava conforme a música. Estou animada com o crescimento desse papel", avalia Luiza, sobre a personagem que foi interpretada por Nivea Maria na versão de 1975 da trama.
"Não cheguei a assistir às cenas da Nivea. Preferi não me influenciar, mas ela foi uma querida. Disse que a Gerusa tinha sido muito importante na carreira dela e me desejou sorte", anima-se.
Diante do discurso analítico da atriz sobre a composição da personagem, seu mergulho por referências da década de 20 e de grandes transformações nas artes - com a Semana de Arte Moderna de 1922 -, fica evidente o constante aprofundamento da atriz na lapidação de suas personagens. Com um rosto genuinamente delicado, Luiza transmite uma calma que contradiz com seus 26 anos de idade e quase 10 anos de carreira na tevê - desde que surgiu em Celebridade como a tímida Gabi.
De lá para cá, suas personagens foram crescendo de forma gradativa, sem grandes saltos ou rompantes. Depois da estreia e de América, duas tramas das 21h, no ano seguinte, em 2006 protagonizou Malhação como a decidida Manu. Trabalhou ainda em mais algumas produções, dentre elas, Viver a Vida e Ciranda de Pedra, onde viveu seu primeiro papel de época.
"Ter me conhecido aos poucos como atriz foi fundamental para hoje me entregar sem pudores e estar atenta para não me repetir. Assim fui entendendo toda a mecânica e construindo minha carreira na TV", avalia Luiza.
Grande parte do amadurecimento da atriz foi fortalecido quando Luiza descobriu, no final do ano passado, que sua filha Maria Luiza, de apenas quatro anos, estava com leucemia. Após tratamento quimioterápico no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, a pequena Malu conseguiu reverter as células doentes, mas ainda mantém o tratamento por precaução. "Fico me dividindo entre as gravações de Gabriela e as viagens para São Paulo", explica.
Nessas temporadas entre o Rio, onde mora, e a capital paulista, Luiza conseguiu continuar sua dedicação à carreira e não interrompeu o laboratório para atuar em Gabriela. Nesse processo, renovou o visual. Quando lhe falaram que teria de cortar o cabelo para viver Gerusa foi na época que soube também que Maria Luiza deveria cortar os cabelos para evitar se impressionar com a provável queda ocasionada pelos medicamentos.
Com isso, a atriz decidiu logo cortar os cabelos e avisou a filha que este seria um campeonato, uma brincadeira. Quem tivesse o cabelo mais curto, ganharia um presente. "Comecei a fingir que cortava o cabelo dela com uma tesoura de papel. Até que ela deixou e fui cortando bastante, sem que ela se importasse. Com isso, ela ganhou a competição e o presente... E eu já fiquei preparada para a Gerusa", lembra a atriz.
Correria intencional
Mesmo com pouco tempo entre as gravações e os cuidados médicos com a filha, Luiza Valdetaro não se descuida do corpo. Avessa a tratamentos estéticos, a única preocupação da atriz costuma ser o preparo físico. Por isso, Luiza faz tudo que pode para conseguir correr cinco vezes por semana e fazer exercícios localizados na academia.
"Adoro correr pela manhã. Mesmo quando gravo cedo, tento correr antes. Só não gosto de correr na praia. Dá muito trabalho. Tenho de colocar filtro solar, boné e aí desisto. Prefiro esteira", explica a Luiza, que ainda controla a alimentação ao ingerir bastante salada e fazendo refeições reforçadas pela manhã. "Mas não faço dieta. Só uso a lei da compensação. Se extrapolo em um dia, seguro no outro. Preciso estar em forma no meu trabalho", ressalta.
Instantâneas
- Luiza Valdetaro, que fez diversas matérias e cuidou do conteúdo do site do último Rock in Rio, na capital carioca, recentemente recebeu uma ligação do Roberto Medina, idealizador do festival. Ambos acertaram que Luiza volta a trabalhar no site do Rock in Rio que acontecerá em 2013, no Rio.
- Em 10 anos de carreira, Luiza só atuou em um longa até hoje. Foi em Bed & Breakfast, uma comédia romântica americana dirigida por Márcio Garcia, que também contava com Juliana Paes no elenco. "Adoraria fazer mais cinema, mas não conheço muita gente do meio. Tomara que pintem convites", torce.
- Luiza se formou em Artes Cênicas pela Uni-Rio e cursou Fonoaudiologia na Uerj.
- Aficionada por decoração, Luiza decorou a espaçosa casa no Itanhangá - bairro nobre da Zona Oeste do Rio de Janeiro -, onde vive com o marido, o empresário Alberto Blanco, 18 anos mais velho que ela e pai de Maria Luiza.