Dono da RedeTV! entra na Justiça contra diplomata italiano que chamou descendentes de 'ameaça'
Marcelo De Carvalho acionou a Procuradoria de Justiça da Itália pela atitude considerada xenofóbica
Marcelo De Carvalho Fragalli, empresário dono da RedeTV!, e Roberto Lorenzato, ex-deputado da legislatura italiana, acionaram na Justiça italiana um funcionário do Ministério das Relações Exteriores da Itália que declarou que descendentes de italianos são uma ameaça ao país.
O empresário e o ex-deputado apresentaram uma representação formal à Procuradoria de Justiça Italiana, protocolada no Tribunal de Roma. Cidadãos italianos, eles tomaram essa atitude após Stefano Soliman, funcionário do ministério italiano, ter feito comentários considerados xenofóbicos sobre ítalo-descendentes com a cidadania italiana.
Soliman assinou um parecer que propõe restrições à concessão da cidadania italiana por descendência. O diplomata argumenta que os ítalo-descendentes representam uma ameaça institucional e podem prejudicar a integração da Itália com outros países da União Europeia. Esse documento serve como base para incentivar o projeto conhecido Lei Tajani, que visa restringir e eliminar o direito de cidadania italiana por descendência.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Marcelo De Carvalho e Roberto Lorenzato afirmam que essa declaração é incompatível com os valores da Constituição Italiana e que atentam contra os cidadãos de origem italiana que vivem fora do país europeu.
"Não ficaremos calados diante de ataques que tentam deslegitimar os laços profundos e legítimos entre a Itália e seus descendentes no mundo. É nosso dever cívico reagir diante de declarações tão graves", declararam Marcelo De Carvalho e Roberto Lorenzato.