Datena vai reinar sozinho na RedeTV!, mas enfrentará desafios complexos para ser visto
Apresentador, de 67 anos, virou notícia por se demitir do SBT para voltar ao canal onde teve a mais curta passagem de sua carreira
Nesta segunda-feira (5), José Luiz Datena deve se reunir com a cúpula da RedeTV!. Existe a expectativa de que assine contrato de longa duração.
Ele teve uma passagem de 49 dias entre maio e junho de 2002 no comando do ‘Repórter Cidadão’. Demitiu-se abruptamente para voltar à Record.
Atitude semelhante à de agora: desligou-se do SBT às vésperas de completar 5 meses na emissora. A família Abravanel foi surpreendida com sua decisão.
Na RedeTV!, Datena será o principal nome do jornalismo, sem concorrente interno. A possível chegada de Luiz Bacci ao SBT teria sido um dos motivos da saída do veterano.
Em televisão, a rivalidade entre colegas do mesmo canal é comum. Há disputas de ego para ver quem dá mais audiência, gera maior faturamento e concentra poder.
Na nova casa, Datena enfrentará alguns desafios. O primeiro é a audiência baixa. Poucas produções passam de 0.5 ponto no Ibope na Grande São Paulo.
No dia 28 de abril, por exemplo, o principal telejornal, ‘RedeTV News’, teve 0.3 de média, atraindo apenas 0,5% dos aparelhos de TV ligados.
O único programa a se destacar no ranking é o ‘A Tarde é Sua’, de Sonia Abrão, com médias entre 1,0 e 2,0 pontos das 15h às 17h.
‘Colar’ Datena na sequência seria uma estratégia para elevar o índice herdado. Atualmente, a faixa está ocupada pela Igreja Universal do Reino de Deus.
Para ser competitivo a ponto de disputar posição no Ibope com suas antigas emissoras, Band e SBT, o apresentador terá de conseguir no mínimo 2.5 pontos de média, considerando a ideia de que ele terá um telejornal popular na faixa vespertina, sua marca registrada nas últimas três décadas.
Ele terá de lidar ainda com a disputa por entrevistados que preferem aparecer em canais com mais audiência e a pouca atenção que a grande imprensa dá à RedeTV! em razão de figurar no 5º ou 6º lugar no Ibope, distante da briga pelo Top 3 no ranking.
Por seu histórico, Datena não se deixará intimidar por nada disso.