Dia da vovó: relembre as avós da TV brasileira
No Dia da Avó, 26 de julho, o Terra relembra as grandes personagens vovós da TV brasileira. E a primeira que vêm a cabeça não poderia ser outra: a Dona Benta do Sítio do Picapau Amarelo. Veja a lista das vovós da TV:
Dona Benta: a avó da Narizinho e do Pedrinho no Sítio do Picapau Amarelo (Globo) já foi interpretada por atrizes consagradas, como Zilka Salaberry, Nicette Bruno e Suely Franco. Zilda passou a fazer parte da infância de várias gerações por ter interpretado a vovó nos anos 70 e 80. Foi substituída por Nicette Bruno, que viveu a personagem em 2001. Na época, ela disse que para ser Benta era preciso "mexer com a sensibilidade das crianças para que elas gostem de você" e ter paciência com as crianças. "Elas são muito travessas, mas não se pode brigar com elas". Na última versão do Sítio, a vovó foi vivida por Suely Franco.
Carmen Silva - Flora: o papel da vovó Flora, que era maltratada pela neta Dória (Regiane Alves), comoveu a todos os telespectadores da novela Mulheres Apaixonadas (2003), da Globo. Apaixonada pela família, ela sofria em silêncio, até que, no final da trama, decidiu morar com seu marido no Retiro dos Artistas.
Glória Menezes - Irene: em A Favorita (2008), da Globo, Glória viveu Irene, que acreditava ser avó de Lara (Mariana Ximenes). No fim da trama, ela descobriu que seu neto, na verdade, era o namorado da neta, Halley (Cauã Reymond). Sendo assim, como uma vovó do bem, ela recebeu de coração aberto o novo neto e também não deixou de amar Lara.
Laura Cardoso - Laksmi: em Caminho das Índias (2009), da Globo, ela é extremamente autoritária até mesmo com os netos e bisnetos. Quer seguir a tradição indiana na sua família a qualquer custo e, por isso, tem fama de megera.
Eva Wilma - Cândida: ela não é uma das avós mais legais do mundo, mas realmente ama seu neto, Henrique (Daniel de Oliveira), que ela cria desde a morte da filha. Em Desejo Proibido (2007), da Globo, ela manipula a vida dele e quer uni-lo a uma moça rica para que os dois tenham dinheiro e poder.
Nicette Bruno - Juju: em Sete Pecados (2008), da Globo, Juju era tão grudada nos netos, Danilo (Rafael Ciane) e Estela (Cecília Dassi), que trabalhava como voluntária no colégio onde eles estudavam. De tão amada, ela recebe total apoio das crianças quando reencontra seu amor de infância, Romeu (Ary Fontoura).
Lu Grimaldi - Freda: em Poder Paralelo (2009), da Record, Mamma Freda é avó do Eduardo (João Vitor Silva). Ela é muito preocupada com os filhos Tony (Gabriel Braga Nunes), Gigi (Karen Junqueira) e Rudi (Petrônio Gontijo) e com o neto. Mas muitas vezes o seu lado italiano vem a flor da pele e ninguém a segura.
Fernanda Montenegro - Luiza: a atriz viveu a cativante "nona" de Maria (Priscila Fantin) em Esperança (2002), da Globo. Sua personagem é a única pessoa que apóia o romance da neta com o jovem Toni (Reynaldo Giannechini).
Walderez de Barros - Dona Ida: A avó de Aninha (Juliana Boller) em Paraíso (2009), da Globo, ficou viúva cedo e depois perdeu a filha e o genro em um acidente de carro. Coruja, é apaixonada pela neta que, além de não dar trabalho, ainda ajuda na pensão. "Ela é uma avó dedicada, ficou viúva muito cedo e criou a filha sozinha. Anos mais tarde, se vê novamente na mesma situação. Esse histórico do personagem mostra que ela é uma mulher forte, corajosa e muito amorosa também. O que fez com a filha, repete com a neta", conta a atriz.
Fernanda Montenegro - Bia Falcão: matriarca da família Assumpção, criou os netos Júlia (Glória Pires) e Pedro (Henri Castelli) após a morte prematura de sua filha, Stella. Na novela global Belíssima (2006), ela educou os netos para serem modelos de beleza e sucesso na sociedade, porém nunca soube dosar sua intolerância. Bia interfere no romance de Júlia e André em função de diferenças sociais. Tudo porque no passado foi rejeitada por um homem pobre que preferiu ficar com a mulher a se render ao seu dinheiro.