Desleixo na GloboNews fica evidente com ministra sendo mostrada só de lado
Canal líder de audiência no segmento de notícias na TV paga sofre com visível decadência em relação a detalhes técnicos
Em comemoração à Semana da Mulher, o ‘Jornal das 10’ recebeu no estúdio de Brasília a ministra do STF Cármen Lúcia.
Ela foi posicionada de maneira equivocada no cenário. Por 25 minutos, as câmeras a focalizaram o tempo todo de lado, enquanto os entrevistadores – Nilson Klava, Gerson Camarotti, Karla Lucena e Merval Pereira (no telão) – foram mostrados de frente. Desrespeito com a convidada e o telespectador.
Parece implicância ou exagero, mas não é. A GloboNews sofre com gritante queda de qualidade técnica nos últimos tempos.
Há excesso de erros ao vivo, conforme o Sala de TV já apontou: quedas de sinal durante reportagens se tornaram comuns, assim como vazamentos de áudios, microfones desligados quando os jornalistas começam a falar, exibição de matérias na hora errada e transmissões por internet com imagem ruim.
Nota-se falta de atenção também com o figurino de jornalistas. Alguns repórteres e comentaristas apareceram recentemente de camiseta e moletom.
No caso de coberturas em condições extremas, como a de alagamentos, a roupa casual é compreensível; porém, em um dia comum, esse visual desmazelado causa estranheza.
A informalidade adotada pela maioria das emissoras descambou ao desleixo na GloboNews. Os jornalistas da CNN Brasil, Jovem Pan News, Band News e Record News têm uma aparência bem-cuidada no vídeo e são menos surpreendidos com falhas técnicas.