Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Com novo canal, Grupo Band pretende disseminar a arte

23 mar 2013 - 08h43
(atualizado às 08h43)
Compartilhar
Exibir comentários
Gisele Kato, editora chefe do canal ARTE 1, e o diretor-geral Rpgério Gallo; canal tem o objetivo de levar arte àqueles que não conhecem o tema
Gisele Kato, editora chefe do canal ARTE 1, e o diretor-geral Rpgério Gallo; canal tem o objetivo de levar arte àqueles que não conhecem o tema
Foto: Carta Z Notícias/TV Press / Divulgação

O canal por assinatura ARTE 1 é a nova aposta do Grupo Bandeirantes e promete transmitir diversas formas de arte 24 horas por dia. Dança, música clássica e popular brasileira, cinema, artes visuais, literatura, teatro e ópera terão espaço no conteúdo do canal. Temas que muitas vezes são atrelados a uma elite, conceito que a direção do canal quer distância. "Nós chegamos à conclusão de que o pior que poderia acontecer é que a gente ganhasse o rótulo de canal 'premium'", explica o diretor-geral, Rogério Gallo. O ARTE 1, que já está no ar desde dezembro, foi concebido após um longo trabalho de pesquisa e curadoria, que durou dois anos. O resultado é a consolidação de um sonho de Gallo. "Eu me dediquei muito a esse projeto. Tenho um carinho especial por ser um conteúdo que eu amo. Não falo só como profissional de televisão, mas como telespectador: é um conteúdo de que sinto que falta na televisão", explica.

Apesar do slogan "Um canal para quem gosta de arte", o ARTE 1 já nasce com a pretensão de também criar o interesse em quem ainda não tem tanto contato com produções artísticas. "Fizemos uma curadoria para selecionar coisas que gostamos muito e que acreditamos que as pessoas vão gostar também. Elas só não gostam porque não viram ainda", acredita Gisele Kato, editora chefe do canal. Ela também apresenta uma das duas produções próprias do veículo, o ARTE 1 Em Movimento, uma revista semanal que cumpre o papel noticioso da programação, com os principais acontecimentos de cultura do Brasil e do mundo. A outra produção própria é o Estilo ARTE 1, que traz as principais novidades e tendências de arquitetura, design, moda, alta gastronomia e luxo.

O ARTE 1 Em Movimento é apresentado por Gisele diretamente da Pinacoteca do Estado de São Paulo, uma das parceiras do canal. Os acordos com instituições dedicadas à cultura são um dos trunfos do ARTE 1. Entre outros produtos, o trabalho de restauração exercido pelos profissionais da Pinacoteca se tornou um dos conteúdos exibidos no canal. Outra parceria que começa a render frutos é com a São Paulo Companhia de Dança. O ARTE 1 vai exibir sistematicamente o trabalho produzido por essa companhia. "Isso significa não só estar presente quando a imprensa está em peso, que é no lançamento de um novo espetáculo. O nosso diferencial será mostrar como aquilo foi feito", relata Gallo.

Entre os filmes nacionais que o ARTE 1 irá exibir, estão películas dirigidas por Rogério Sganzerla e Leon Hirszman e produções contemporâneas de cineastas como Marcelo Gomes, Cláudio Assis e Petrus Cariry. Nas produções internacionais, estão estrelas do cinema de arte, como Alfred Hitchcock, Federico Fellini, Jean Renoir e vencedores dos principais festivais de hoje, como Pedro Almodóvar e Michael Haneke. O ARTE 1 também dará espaço para documentários premiados, como Edifício Master e Janela da Alma. Na música erudita, o canal contempla concertos de maestros que já entraram para a história, como Herbert Von Karajan e Leonard Bernstein. "Não tem espaço na TV para isso. Eu, que sou dessa área, vejo cada vez mais os espaços para arte diminuindo. Ver um canal dedicado ao tema me deixa muito feliz", comemora Gisele Kato.

Produtoras independentes também vão abastecer o conteúdo do ARTE 1. Dois projetos de séries estão em andamento. Um deles é sobre arte urbana e o outro Gallo julga como emblemático para o discurso de tornar o canal acessível a todos os públicos. Uma Obra de Arte Sumiu vai mostrar documentários sobre os roubos de obras de arte que ocorreram em grandes museus brasileiros. "É muito interessante, uma maneira de falar de arte com um aspecto de 'thriller', um tom policial", adianta Gallo. 

A primeira meta da direção do canal é consolidar o ARTE 1. Por estar presente nas principais operadoras de TV por assinatura, o canal já atinge cerca de 10 milhões de assinantes. A dificuldade é ser notado em meio a um mar de opções. "Hoje tem uma oferta muito grande de canais. O grande desafio é falar com essas 10 milhões de pessoas. Mas leva um tempo para perceberem que você existe", acredita Gallo, que projeta entre um e dois anos até o ARTE 1 estar consolidado.

 ARTE 1 - Na Sky (canal 101), Net (canal 115), Claro (canal 31), GVT (canal 84) e Oi TV (canal 85).

Fonte: TV Press
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade