Cláudio Heinrich ganhou uniforme de garçom durante laboratório de novela
- Márcio Maio
O que Cláudio Heinrich mais busca na hora de interpretar um personagem é a segurança. O ator garante que se dedica ao máximo para encontrar o tom certo de cada trabalho. Nem que para isso tenha de mergulhar fundo em uma rotina que não é a sua. Como agora, em que o ator decidiu, literalmente, servir mesas em um bar para se preparar para encarnar o interesseiro Elton, um garçom metido a galã de Vidas em Jogo, a próxima novela das 22h da Record, que estreia em abril. "Passei uma semana trabalhando como garçom porque eu acredito que a experiência é importante para transparecer verdade em cena", justificou.
Na história, escrita por Cristianne Fridman, Elton é um homem bonito, mas que não tem onde cair morto. Por isso, não perde uma oportunidade de encontrar uma mulher que tenha condições de lhe dar um futuro melhor. Um tipo que, segundo Cláudio, não é todo dia que cai em suas mãos. "Fui muito visto como o ator que faz o cara bonito, que é bom e se casa no final. Mas o Avancini vem me dando papéis que mostram outras facetas minhas", valorizou Cláudio, que chegou a encarnar um índio em Uga Uga, na Globo, e um gay nas sequenciais Caminhos do Coração e Os Mutantes, na Record, as três dirigidas por Alexandre Avancini.
O laboratório no Bar do Oswaldo, na Barra, Zona Oeste do Rio, foi fundamental para sua construção. Principalmente para aprender a manusear as bandejas e servir os pratos. "No início, passei alguns 'perrengues'. Se eu fosse um garçom de verdade, teria sido demitido no primeiro dia", divertiu-se ele, que se confundia com as informações que deveriam estar na ponta da língua sobre os pratos e bebidas. Cláudio reconhece que não precisava passar tanto tempo na função, mas como não tinha outros compromissos em sua agenda e estava empolgado para a experiência, ganhou até uniforme da casa. "Hoje você pode me questionar qualquer coisa. Pega o cardápio e me pergunta, que duvido que erre algo", desafiou.
A novela traz na trama central um grupo de dez amigos que criam o "Bolão da Amizade", uma tentativa de enriquecer apostando na loteria.Entre eles, estão Severino, o dono do restaurante onde Elton trabalha, vivido por Paulo César Grande, e Margarida, a cozinheira gordinhainterpretada por Amandha Lee. A menina tem dificuldades para controlar tanto sua gula quanto a paixão por Elton, que começa a dar bola para a moça depois que o prêmio é sorteado. "Essa ambição e o lado interesseiro são as características mais fortes desse papel. Mas novela é obra aberta, isso pode mudar. Por enquanto, só tenho nove capítulos na mão", explicou.
Ansioso para que os trabalhos se intensifiquem - as primeiras cenas começaram a ser gravadas agora -, Cláudio sabe que sua rotina não vai ser fácil. Além da novela, ele está no último ano da faculdade de Cinema. Mas não pensa em fazer da nova atividade uma constante em sua carreira. "Minha ideia é ampliar meus conhecimentos. Não é porque estou contratado e engatando uma novela na outra que vou me acomodar", filosofa ele, que também se formou em Jornalismo. "Pretendo aproveitar para colocar em prática alguns desejos meus sem que precise ser chamado por alguém", argumentou Cláudio, que já escreveu roteiro, dirigiu e produziu curtas na faculdade.
Vidas em Jogo - Record - Estreia prevista para abril de 2011.