Carina Porto diverte-se com personagem em 'Caras & Bocas'
A lenda do "patinho feio" ainda está na moda. Pelo menos para Carina Porto. Intérprete de Isis, na novela Caras & Bocas, da Globo, ela revive essa história com muito bom humor. Em clima de descontração, a atriz que no folhetim é irmã de Laís, de Fernanda Machado, garante que sua personagem é a consciência da família.
"A Isis é esperta, tira proveito das confusões da irmã. Apesar da disputa constante entre elas", explica. Para Carina, apesar do ritmo intenso de gravações e da ponte aérea Rio/São Paulo, fazer parte do núcleo cômico da novela é garantia certa de diversão.
Esta é a segunda trama de Walcyr Carrasco que representa e a atriz admite que seu tipo físico, mais "cheinha", ajuda a abrir as portas para a carreira. "Nunca sofri preconceito. Quando fui chamada para fazer o teste da novela "Sete Pecados", tinham mais de 40 meninas.
Foi através do meu perfil que consegui o papel", acredita. Carina que iniciou a vida artística com a finalidade de vencer a timidez, não se imagina trabalhando em outra área. "Aos 17 anos comecei a faculdade de Psicologia, em São Paulo. Mas quando fiz o primeiro curso de Teatro, me apaixonei", relembra.
Nome: Carina Porto Martins.
Nascimento: Em 29 de setembro de 1993, em Araçatuba, São Paulo.
Primeiro trabalho na TV: A Irene, na novela Sete Pecados, em 2007, na Globo.
Atuação inesquecível: "Uma das cenas mais importantes foi quando a Irene, meu personagem em Sete Pecados, perdoa o pai, interpretado por Zé Victor Castiel ".
Interpretação memorável: "Marcelo Médice, em Sete Pecados, que era um mordomo e mantinha um caso com a Rosamaria Murtinho."
A que gosta de assistir na TV: "Novelas. Estou adorando "Caminho das Índias"".
A que nunca assistiria na TV: "Programas de fofocas, que passam no horário da tarde".
O que falta na televisão: "Programas educativos para crianças, no estilo da TV Cultura".
O que sobra na televisão: "Programas com futilidade".
Ator favorito: Osmar Prado.
Atriz favorita: Marília Pêra.
Se não fosse ator, seria: Psicóloga.
Novela: "Alma Gêmea, de Walcyr Carrasco".
Cena inesquecível: "Em "Páginas da Vida", a cena em que o personagem do Alex, de Marcos Caruso reencontra a filha que volta de Amsterdã, a Nanda, de Fernanda Vasconcellos".
Vilão marcante: "Flora, interpretada por Patrícia Pillar, na novela A Favorita".
Personagem mais difícil de compor: "A senhora Gabor, da peça O Despertar da Primavera. Era uma mãe, com vários conflitos. Eu já entrava em cena discutindo com meu marido".
Que papel gostaria de representar: "Uma vilã".
Filme: O Diário de Bridget Jones, de Sharon Maguire.
Livro: O Caçador de Pipas, de Khaled Hosseini.
Autor: Clarisse Lispector.
Diretor: Jorge Fernando.
Vexame: "Uma vez eu estava andando na rua e passei por uma construção. O pedreiro gritou: 'Vem que eu sou facinho'. Eu entendi que era 'alfacezinho'. Ai eu gritei: 'E eu sou a rúcula'".
Mania: "Tenho uma camiseta que desde neném durmo abraçada".
Projeto: "Preciso fazer um peça de teatro urgente".