Globo mostrará novos gays, mas sem beijo nem sexo
Depois dos beijos na boca entre Félix (Mateus Solano) e Niko (Thiago Fragoso) em Amor à Vida, e entre Teresa (Fernanda Montenegro) e Estela (Nathália Timberg) em Babilônia, a Globo adotará um comportamento quase pudico ao mostrar novos personagens gays.
A rejeição ao gesto de amor do casal de senhoras acabou apontado como pivô do fiasco do atual folhetim das 21h. Por isso a emissora decidiu 'pegar leve' na abordagem de romances homossexuais. Cenas de intimidade serão evitadas.
Nos próximos capítulos, Babilônia vai mostrar o início da paixão entre o bissexual Sergio (Claudio Lins) e o gay Ivan (Marcello Melo Jr.). Será uma relação discreta, com contatos físicos limitados. Abraços afetuosos estão liberados. Boca com boca, não. Cenas de cama, nem pensar.
A próxima novela das 21h da Globo, A Regra do Jogo, que sucederá Babilônia no final de agosto, terá um gay que foge ao padrão estereotipado visto frequentemente na teledramaturgia.
Eduardo Moscovis será Orlando, bandidão da favela que serve de cenário principal da trama criada por João Emanuel Carneiro, mesmo autor de Avenida Brasil e A Favorita.
O personagem é machão, mas também enrustido e homofóbico. A 'marra' e o discurso preconceituoso contra gays serão um disfarce para sua homossexualidade.
Ele terá um casamento de fachada. Na surdina, manterá encontros com um amante. Estão previstas cenas que sugerem sexo, mas de maneira camuflada.