PUBLICIDADE

"Se comunicar pelas redes sociais é uma tendência universal"

Superintendente de Jornalismo da RedeTV! considera aceitável a comunicação oficial pelas plataformas digitais

9 jan 2019 - 12h05
(atualizado em 22/4/2019 às 11h13)
Compartilhar
Exibir comentários

O temor por eventual ataque à liberdade de imprensa durante a Presidência de Jair Bolsonaro pautou a campanha eleitoral e o período de transição.

Franz Vacek acredita que as ‘fake news’ ajudaram a valorizar o conteúdo de qualidade
Franz Vacek acredita que as ‘fake news’ ajudaram a valorizar o conteúdo de qualidade
Foto: RedeTV! / Divulgação

O tema foi discutido em universidades, redações de veículos de comunicação e nas redes sociais.

Desde a posse, em 1º de janeiro, Bolsonaro conversou três vezes com jornalistas ao final de eventos dos quais participou.

O presidente não parece disposto a boicotar a imprensa tradicional, ainda que continue a criticar algumas empresas, como a Folha de S. Paulo e o Grupo Globo, do qual fazem parte a TV Globo e o jornal O Globo.

Franz Vacek, superintendente de Jornalismo e Esportes da RedeTV!, diz que, conflitos à parte, o telejornalismo deve ter a atuação de sempre.

“Continuar agindo de acordo com os princípios éticos da profissão, respeitando o contraditório, dando voz aos dois lados, isento, plural e crítico”, afirma.

O jornalista, que foi correspondente internacional e participou de um programa de observação e aprimoramento do telejornalismo no canal norte-americano CNN, não enxerga problema em Bolsonaro seguir o hábito do colega Donald Trump de preferir as redes sociais ao contato com repórteres.

“Se comunicar pelas redes sociais é uma tendência universal. Não foi criada pelo Bolsonaro. Acredito que as redes devem ser encaradas como ferramentas a mais de comunicação, obviamente que não as únicas”, argumenta.

Vacek analisa a tão comentada disseminação de notícias falsas na internet sob um aspecto positivo. “O fenômeno das chamadas ‘fake news’ promoveu uma corrida para a checagem das ‘true news’ (notícias verídicas). Neste sentido, o conteúdo de qualidade, de procedência, ganhou relevância como nunca”, explica.

Veja também:

Na sala onde Facebook tenta uma guerra contra as notícias falsas:
Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade