0

Epidemia faz TV ter mais relevância por informar e entreter

Veículo tão criticado é usado para alertar a população e ajuda a distrair quem está confinado em casa

19 mar 2020
10h20
atualizado às 10h20
  • separator
  • 0
  • comentários

'Parece que o jogo virou, não é mesmo?' O bordão usado em memes serve para definir o momento da televisão no Brasil e no resto do planeta. Os canais ganharam importância extra no combate à pandemia do novo coronavírus.

Jornalismo e programas de entretenimento ajudam o brasileiro confinado a ocupar o excesso de tempo livre
Jornalismo e programas de entretenimento ajudam o brasileiro confinado a ocupar o excesso de tempo livre
Foto: Fotomontagem: Blog Sala de TV / Divulgação

Autoridades médicas recorrem ao imensurável alcance e ao poder de influência da TV para orientar a população sobre a prevenção ao contágio e o tratamento domiciliar dos casos não graves. Em coletiva televisionada na noite de quarta-feira (18), o presidente do STF, ministro Dias Toffoli, elogiou o papel da mídia nos esclarecimentos à população.

Na era das fakes news, com postagens criminosas a respeito de hipotéticas curas caseiras da covid-19 nas redes sociais, o telejornalismo é uma fonte confiável, assim como portais de notícias profissionais, comprometidos com a verdade dos fatos. Em sua home (página inicial), o Terra oferece amplo conteúdo a respeito da epidemia, das medidas emergenciais tomadas pelos órgãos públicos e dos cuidados com a saúde.

As principais emissoras brasileiras de sinal aberto têm prestado um serviço de qualidade aos telespectadores: informação atualizada e análise médica em tempo real. Mas há, claro, casos isolados de prática de sensacionalismo. A busca por uns pontos a mais de audiência não respeita a ética e a coletividade — espera-se que o telespectador recuse esse golpe baixo.

A boa e velha TV, tão desdenhada por muita gente em razão do fascínio pela internet e pelas plataformas de streaming, oferece ainda um sopro de alívio a quem está em casa sob quarentena voluntária ou confinamento obrigatório.

Assistir a filmes, novelas, séries, realities e atrações de outros gêneros serve de escapismo. Um pouco de entretenimento eletrônico ajuda a passar o tempo de quem teve a rotina transformada abruptamente. A televisão reafirma sua valiosa utilidade no ano em que completa sete décadas de funcionamento no Brasil. Sim, o jogo virou contra os antiTV.

Veja também:

Coronavírus: o luto e o desespero na Espanha em meio a pandemia

 

Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade