0

Repórter da Globo pede perdão por "incomodar" Bolsonaro

Delis Ortiz protagoniza momento inusitado em coletiva e o presidente acusa a Globo de "potencializar histeria" em relação ao Covid-19.

18 mar 2020
17h32
atualizado às 17h33
  • separator
  • 0
  • comentários

A entrevista coletiva de Jair Bolsonaro e de seu gabinete de crise, com a participação de vários ministros de Estado, teve um episódio curioso na tarde desta quarta-feira (18). Na sua vez ao microfone, a repórter Delis Ortiz, uma das jornalistas veteranas na cobertura de Brasília, iniciou sua fala demonstrando constrangimento por supostamente contrariar Bolsonaro. "Boa tarde, presidente. Eu queria saber, me desculpa se vou incomodá-lo com a pergunta..."

Delis questionou a presença de Bolsonaro no protesto de rua anti-Congresso e anti-STF no domingo (15). "O senhor prestigiou o movimento, foi ao encontro dos manifestantes, se expôs, e isso tudo muito diferente do que as autoridades sanitárias no mundo todo, os presidentes de Países do mundo todo, estão pedindo para fazer."

Sem abrir espaço para Bolsonaro responder, Delis fez uma observação a respeito das autoridades na bancada e emendou uma segunda pergunta. "Nesse momento, por exemplo, a gente vê todo mundo com máscara. Eu queria entender por que essa imagem que, posso estar enganada, me parece que difere das orientações que o ministério da saúde tem dado (à população). Me perdoa a pergunta, mas é a dúvida que temos." A GloboNews transmitiu ao vivo a coletiva, assim como a TV Brasil.

Veterana do jornalismo político da Globo ficou constrangida ao contestar atitude de Bolsonaro
Veterana do jornalismo político da Globo ficou constrangida ao contestar atitude de Bolsonaro
Foto: TV Brasil / Reprodução

Delis Ortiz é, talvez, a repórter da Globo que o presidente mais respeita. Membro da Igreja Presbiteriana de Brasília, ela já o presenteou com uma Bíblia durante um café da manhã para a imprensa no Palácio do Planalto e ganhou atenção especial de Bolsonaro durante uma viagem oficial ao Oriente.

Uma de suas filhas chegou a ocupar um cargo técnico na Secretaria-Geral da Presidência. Para evitar hipotética acusação de conflito ético e de acordo com os princípios editoriais do Grupo Globo, Delis foi afastada da cobertura do dia a dia no Planalto. Por motivo não revelado, a nomeação acabou cancelada e a jornalista voltou ao posto original.

"Obrigado pela pergunta, Delis Ortiz", disse o presidente. "A partir do momento em que não estou infectado, ao ter contato com quem quer que seja, não estou colocando em risco a vida ou a saúde daquela pessoa", explicou. "O movimento é que veio ao meu encontro."

Bolsonaro aproveitou a presença da repórter da Globo para enfatizar seu descontentamento com o tratamento que recebe da mídia em geral e, especificamente, da principal emissora da família Marinho. "Grande parte de vocês, em especial a Globo, não deixa passar a oportunidade de dizer que o time (o governo) vai bem, apesar do seu técnico (ele, o presidente)."

Na mesma entrevista coletiva, Jair Bolsonaro afirmou que o jornalismo da TV Globo e o praticado pela versão online da revista Veja "potencializam" o clima de histeria em relação à epidemia do Covid-19.

Veja mais:

Bolsas continuam a cair

 

Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade