0

'VT' elogioso a Thelma é tímida resposta da Globo ao racismo

Emissora elege a médica como um dos competidores mais sensatos do BBB20

18 mar 2020
16h36
  • separator
  • 0
  • comentários

Pequenas atitudes geram grandes conclusões. Únicos negros na vigésima edição do Big Brother Brasil, Babu e Thelma afirmam já terem sido alvo de comportamentos discriminatórios por parte de alguns colegas de confinamento.

O ator é explícito na acusação; a médica, mais reflexiva do que verborrágica, manifestou a mesma percepção de maneira discreta. Pelo que ambos disseram, foi o chamado racismo cordial, aplicado de maneira amena, como se a pessoa não tivesse a intenção racional de ofender ou segregar. Uma discriminação estrutural típica da sociedade brasileira. Difícil de ser combatida justamente por não ser tão contundente e estar fora do alcance das leis.

Thelma Assis, 35 anos, se firma como uma das favoritas a chegar à final do BBB20
Thelma Assis, 35 anos, se firma como uma das favoritas a chegar à final do BBB20
Foto: TV Globo / Reprodução

Na edição de terça-feira (17), os telespectadores do BBB20 assistiram a um vídeo de enaltecimento de Thelma. A anestesiologista foi retratada como uma mulher coerente e verdadeira. Destacou-se suas vitórias contra o racismo no dia a dia para, sendo de origem humilde, se graduar médica ao lado de colegas estudantes de classe média alta.

Tratou-se, sem dúvida, de um posicionamento da direção do BBB e, portanto, da Globo, contra a acusação de omissão às manifestações interpretadas como racistas no reality show. Uma resposta que poderia — e deveria — ter sido mais enfática.

No caso do Big Brother Brasil, exibido desde 2002, a emissora demonstrou várias vezes enorme dificuldade em agir rápido, e exemplarmente, contra polêmicas que atentam contra a dignidade de participantes e pessoas em geral. E, quando o faz, às vezes peca pela falta de contundência.

A Globo parece sempre estar em cima do muro. Contra o racismo e outras formas de discriminação é imprescindível ter coragem de assumir convicção. O poder e a responsabilidade que o canal tem não permitem que se exima.

Veja mais:

Ana Paula Siebert estrela ensaio de lingerie na gravidez com a irmã, Duda

 

Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade