0

TVs precisam informar e alertar, jamais alarmar o público

Jornalismo ganha função essencial em um momento dramático como este da epidemia de coronavírus

14 mar 2020
18h20
atualizado em 16/3/2020 às 16h22
  • separator
  • 0
  • comentários

Quem liga em qualquer um dos principais canais de TV da França recebe atualização sobre os casos no País (já são mais de 3.600, com quase 80 mortes) e orientação detalhada a respeito de prevenção e tratamento.

Como é próprio da alma francesa, o coronavírus gera debates acalorados diante das câmeras. Jornalistas e especialistas em saúde defendem pontos de vista opostos ao analisar o avanço da contaminação e o que fazer para minimizar os danos na população e na economia.

Emissoras francesas promovem longos debates a respeito da prevenção e do combate ao coronavírus
Emissoras francesas promovem longos debates a respeito da prevenção e do combate ao coronavírus
Foto: Reprodução

O canal de notícias CNews, visto também em regiões da Suíça e da Bélgica onde se fala francês, presta um serviço exemplar ao informar sem apavorar. Os âncoras são realistas em relação à gravidade da epidemia, porém, não caem na armadilha de praticar sensacionalismo a fim de conquistar mais pontos de audiência. A mesma postura correta — dentro da esperada ética jornalística — se vê em outras emissoras.

Com mais pessoas recolhidas em casa, em uma espécie de toque de recolher voluntário, a televisão passa a ter papel imprescindível para combater as fake news da internet a respeito do vírus e mostrar o que as autoridades fazem para controlar a situação.

Quem sai às ruas vê uma Paris esvaziada, sem a movimentação turística habitual. Mas o parisiense se mostra indiferente ao risco: não usa máscara, não lota supermercados nem deixa de encontrar os amigos, mesmo numa tarde fria e chuvosa como a deste sábado (14). É típico do francês reagir a uma crise sem entrar em pânico.

Veja também:

Coronavírus esvazia cidade turística na Itália
Até aulas de karatê pela internet: como é estudar na China pós-coronavírus

 

Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade