Bem-humorado, Tralli revela bastidores de telejornal pelo Twitter
No comando do SPTV 1ª Edição, telejornal da Globo exibido na região metropolitana de São Paulo, Cesar Tralli é o que se chama no meio televisivo de 'bom de ibope'.
O jornalístico, que começa logo após o Encontro com Fátima Bernardes, consolidou-se como o primeiro programa do dia a marcar dois dígitos de audiência na emissora.
A média deste ano está em 11 pontos, mesmo índice do Jornal Hoje, transmitido para todo o país.
O telejornal apresentado por Tralli vence com tranquilidade o principal concorrente, o também jornalístico Balanço Geral SP, de Reinaldo Gottino, que registrou 7 pontos de média entre janeiro e setembro.
Repórter especializado em ações policiais, Tralli, 44 anos, agora imprime um estilo próprio como âncora: improvisa comentários, insere humor ao noticiário e faz críticas ácidas aos governantes.
Ao complementar o texto lido no teleprompter, ele costuma citar conversas exclusivas com suas fontes e cita experiências dos 22 anos de reportagem na Globo.
Uma outra faceta do jornalista pode ser vista no Twiter. Em sua conta no microblog (@cesartralli), onde tem 160 mil seguidores, ele publica fotos dos bastidores do SPTV e da sede paulista do jornalismo da Globo.
São postagens interessantes para quem tem curiosidade em saber como funciona um estúdio de TV:
Tralli (no monitor, tirando a foto) mostra seu ângulo de visão no cenário do SPTV, diante das câmeras com TP (teleprompter), onde são gerados os textos (Foto: @cesartralli/Twitter/Reprodução)
Em muitos tuítes, o apresentador transforma a equipe do estúdio em protagonistas do telejornal (Foto: @cesartralli/Twitter/Reprodução)
Selfie mostrando outro canto do estúdio, com uma pequena câmera numa grua à esquerda (no alto) e o monitor exibindo a atração que antece o SPTV, o Encontro com Fátima Bernardes (Foto: @cesartralli/Twitter/Reprodução)
Certo dia houve distribuição de bombons no intervalo do jornalístico; Tralli fez a festa (Foto: @cesartralli/Twitter/Reprodução)
Em outra ocasião, ele comemorou os 'pastéis de vento' trazidos pelo colega Evaristo Costa, do Jornal Hoje (Foto: @cesartralli/Twitter/Reprodução)
Tralli gosta de fotografar o trabalho de outros apresentadores, como no dia em que Izabella Camargo e Natalia Ariede exibiam a previsão do tempo (Foto: @cesartralli/Twitter/Reprodução)
O jornalista postou um flagra do momento em que gravava uma chamada do SPTV para postagem nas redes sociais (Foto: @cesartralli/Twitter/Reprodução)
O apresentador registra a reunião de pauta na qual a equipe define o que irá ao ar (Foto: @cesartralli/Twitter/Reprodução)
Tralli em ação e o Globocop no ar, diante do estúdio de vidro no 11º andar do prédio da Globo, às margens do Rio Pinheiros e perto da Ponte Estaiada (Foto: @cesartralli/Twitter/Reprodução)