0
Logo do Blog Sala de TV
Foto: iStock

Blog Sala de TV

‘BBB’ ainda atrai milhões de sonhadores em busca de fama

Globo realiza seletivas para definir participantes da 19ª edição do mais polêmico reality show da TV

13 nov 2017
14h36
  • separator
  • comentários

Recentemente, a equipe de ‘olheiros’ do ‘Big Brother Brasil’ esteve em São Paulo, Recife, João Pessoa, Natal, Cuiabá, Porto Alegre, Goiânia e Belo Horizonte.

Os produtores buscavam diferentes perfis para participar da próxima edição do programa, prevista para estrear na terceira ou quarta semana de janeiro.

Robozinho que é mascote do ‘Big Brother’ sabatina quem deseja aparecer na tela da Globo.
Robozinho que é mascote do ‘Big Brother’ sabatina quem deseja aparecer na tela da Globo.
Foto: Reprodução/Twitter/@bbb / Blog Sala de TV

No ar desde 2002, a versão brasileira do reality show perdeu espontaneidade. Quem entra na casa já conhece os principais macetes do jogo. Certas personalidades e situações se repetem.

Mesmo assim, o ‘BBB’ ainda oferece, sem dúvida, a mais rápida ascensão ao mundo das celebridades – ou subcelebs, se o leitor preferir.

Ficar famoso na tela da Globo é o sonho dos milhões de pessoas que se inscrevem. Ainda que seja uma fama duramente criticada.

“Só há uma coisa no mundo pior do que ser alvo de rumores. É não despertar rumor algum”, escreveu Oscar Wilde ao refletir a respeito da necessidade humana de se destacar no meio da multidão.

Em seus inscritos, o poeta italiano Giacomo Leopardi vaticinou no século 19: “o meio mais eficaz para obter fama é fazer o mundo acreditar que já se é famoso”.

O ‘BBB’ faz isso: dá a fama instantânea – mas com curtíssimo prazo de validade. A maioria dos ex-‘BBBs’ desapareceu imediatamente após o fim de cada edição.

Com audiência ainda relevante, o ‘Big Brother Brasil’ proporciona a visibilidade desejada, porém, cobra um preço alto. Para começar, todo participante fica marcado com o rótulo pejorativo de ‘ex-BBB’.

Mesmo que tenha talento artístico, sempre será visto como um intruso que recorreu a um atalho para chegar ao deslumbrante mundo da TV.

E sua imagem estará associada à futilidade inerente ao formato do reality show. A sociedade ama desprezar quem se destaca de maneira fácil na mídia.

Tão inebriante quanto a ascensão ao sucesso imediato é a frustração da queda ao ostracismo.

O público, que desempenha papel de cúmplice e juiz nesse formato, parece sentir prazer sádico em aplaudir e logo depois desprezar os ídolos efêmeros do mais controverso reality show da TV.

Nenhum ônus parece ser suficientemente negativo para quem quer dar a cara a tapa diante das câmeras da casa mais vigiada do Brasil.

Veja também

Blog Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail jb.saladetv@terra.com.br

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade