PUBLICIDADE

‘BBB’ ainda atrai milhões de sonhadores em busca de fama

Globo realiza seletivas para definir participantes da 19ª edição do mais polêmico reality show da TV

13 nov 2017 - 14h36
Compartilhar
Exibir comentários

Recentemente, a equipe de ‘olheiros’ do ‘Big Brother Brasil’ esteve em São Paulo, Recife, João Pessoa, Natal, Cuiabá, Porto Alegre, Goiânia e Belo Horizonte.

Os produtores buscavam diferentes perfis para participar da próxima edição do programa, prevista para estrear na terceira ou quarta semana de janeiro.

Robozinho que é mascote do ‘Big Brother’ sabatina quem deseja aparecer na tela da Globo.
Robozinho que é mascote do ‘Big Brother’ sabatina quem deseja aparecer na tela da Globo.
Foto: Reprodução/Twitter/@bbb / Sala de TV

No ar desde 2002, a versão brasileira do reality show perdeu espontaneidade. Quem entra na casa já conhece os principais macetes do jogo. Certas personalidades e situações se repetem.

Mesmo assim, o ‘BBB’ ainda oferece, sem dúvida, a mais rápida ascensão ao mundo das celebridades – ou subcelebs, se o leitor preferir.

Ficar famoso na tela da Globo é o sonho dos milhões de pessoas que se inscrevem. Ainda que seja uma fama duramente criticada.

“Só há uma coisa no mundo pior do que ser alvo de rumores. É não despertar rumor algum”, escreveu Oscar Wilde ao refletir a respeito da necessidade humana de se destacar no meio da multidão.

Em seus inscritos, o poeta italiano Giacomo Leopardi vaticinou no século 19: “o meio mais eficaz para obter fama é fazer o mundo acreditar que já se é famoso”.

 O ‘BBB’ faz isso: dá a fama instantânea – mas com curtíssimo prazo de validade. A maioria dos ex-‘BBBs’ desapareceu imediatamente após o fim de cada edição.

 Com audiência ainda relevante, o ‘Big Brother Brasil’ proporciona a visibilidade desejada, porém, cobra um preço alto. Para começar, todo participante fica marcado com o rótulo pejorativo de ‘ex-BBB’.

Mesmo que tenha talento artístico, sempre será visto como um intruso que recorreu a um atalho para chegar ao deslumbrante mundo da TV.

E sua imagem estará associada à futilidade inerente ao formato do reality show. A sociedade ama desprezar quem se destaca de maneira fácil na mídia.

Tão inebriante quanto a ascensão ao sucesso imediato é a frustração da queda ao ostracismo.

O público, que desempenha papel de cúmplice e juiz nesse formato, parece sentir prazer sádico em aplaudir e logo depois desprezar os ídolos efêmeros do mais controverso reality show da TV.

 Nenhum ônus parece ser suficientemente negativo para quem quer dar a cara a tapa diante das câmeras da casa mais vigiada do Brasil.

Veja também

A Rainha da Música Mexicana:
Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade