0
Logo do Blog Sala de TV
Foto: iStock

Blog Sala de TV

A novela serve pra quê? Mostrar como somos e pensamos

A ficção convida o telespectador a descer do muro e assumir conceitos e preconceitos.

12 jan 2018
11h52
atualizado às 12h14
  • separator
  • comentários

A telenovela é um elo entre milhões de brasileiros que não se conhecem nem têm afinidades.

Principal entretenimento de massa do País, o gênero faz as pessoas interagirem em sites, blogs e redes sociais – e nos encontros casuais vida afora.

Clara (Bianca Bin) e Sophia (Marieta Severo) de 'O Outro Lado do Paraíso': personagens da ficção fazem o público refletir a respeito do que é a vida real.
Clara (Bianca Bin) e Sophia (Marieta Severo) de 'O Outro Lado do Paraíso': personagens da ficção fazem o público refletir a respeito do que é a vida real.
Foto: Rafael Campos/TV Globo

Estimula o cidadão comum a expor sua visão de mundo, as opiniões mais íntimas, inclusive as aversões.

As tramas polêmicas estimulam o telespectador discutir a diversidade da sociedade atual. A TV mostra como o mundo mudou e continua a mudar, dia a dia.

Ao destacar assuntos desconfortáveis evitados nas conversas cotidianas – homossexualidade, transfobia, violência doméstica, machismo, desonestidade, racismo, ganância etc. –, a novela serve como espelho para mostrar quem somos e como somos.

Ao invés de apenas distrair os noveleiros, os autores os convidam (ou talvez, os intimem) a participar de discussões e tomar partido, baixando o escudo da imparcialidade.

Há quem acuse a telenovela de desvirtuamento moral por mostrar ou até promover o que não seria ‘normal’ no comportamento humano.

Na verdade, o que se faz é dar visibilidade a uma realidade incômoda que muita gente prefere não ver para não precisar enfrentar.

Toda noite, a novela entra na casa das pessoas e as faz participar da história se colocando no lugar daqueles tipos e situações.

A ficção produzida na TV obriga o cidadão a encarar seus próprios demônios emocionais a partir dos dramas vividos pelos personagens.

E mesmo quem afirma odiar as novelas se vê comentando matérias sobre essa ou aquela trama e, dessa maneira, ajuda a repercutir o que jura desprezar.

A internet absorve e ecoa o que a novela mostra. Nas mensagens postadas sobre pessoas existentes apenas no universo mágico da TV, o brasileiro pratica um de seus passatempos preferidos: polemizar – e quase sempre revela muito sobre o que pensa de si mesmo, mesmo sem querer.

A novelinha nossa de casa dia coloca o telespectador num divã e pergunta: ‘quem é você e como vê a vida?’

Assim, a vida real emerge da vida inventada.

Veja também:

Blog Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail jb.saladetv@terra.com.br

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade