Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Autora da Globo choca ao revelar que sua novela favorita foi descartada pelo canal: 'Escrevi inteira'

Lícia Manzo, autora de novelas como A Vida da Gente e Um Lugar ao Sol, revela que seu folhetim favorito escrito na Globo não saiu do papel

14 jul 2025 - 13h47
Compartilhar
Exibir comentários
Lícia Manzo
Lícia Manzo
Foto: Divulgação/Globo / Contigo

Responsável por ter escrito na TV Globo as novelas A Vida da Gente, Sete Vidas e Um Lugar ao Sol, Lícia Manzo foi entrevistada por Tatiana Siciliano no As Trabalhadoras do Audiovisual Fluminense: Trajetória de Mulheres por Trás das Câmeras na TV e no Streaming, projeto financiado pela FAPERJ.

Questionada sobre a obra que mais gostou de escrever, a novelista revelou que é Jogo da Memória, enredo que nem chegou a ser gravado pela platinada. "Uma novela que eu escrevi inteira e que foi cancelada, ela está na gaveta, mas eu adoro", destacou a novelista.  

"É uma família em três gerações, ela é passada num período rural, em 1900 e pouco, em 1950 numa cidade pequena, e depois em 2000 e tanto na cidade grande. É sobre ancestralidade, sobre traumas familiares que atravessam o tempo. Enfim, eu adoro esse trabalho, toda a minha equipe adora também. Acho que esse foi o trabalho que mais nos deu musculatura", enfatizou a profissional.  

"Tudo escrito. É uma pena realmente que não foi ao ar, mas você sabe que nada se perde porque trabalhar com essa equipe que eu tinha... Queria até falar o nome deles aqui Leonardo Morella, Rodrigo Castilho, Marta Góes, Dora Castellar, Cecília Janete, Denise, Carla Madeira, que não é a escritora, é uma homônima", disse a escritora.

"Tudo bem, a novela não foi ao ar, mas pra mim foi uma graduação, uma pós-graduação porque o que a gente se exercitou, o que a gente experimentou. Um bate-bola de uma riqueza. Ali eu acho que eu senti, 'ih, eu estou indo para um outro lugar. Estou sabendo fazer coisas que eu não sabia'. É quinem malhar, de repente você ganha um músculo, 'uau, estou carregando um peso que eu não aguentava'. Então ali pra mim foi um descortinar de um caminho que eu não parei mais dentro de mim. É por onde eu estou indo agora, inclusive. É uma novela muito importante para mim. Pra você ver como as coisas são paradoxais, e é uma novela que não foi ao ar e é a que eu mais gosto", seguiu Manzo.

"A novela é da emissora por cinco anos após eu deixar a emissora. Eu recupero depois de cinco anos E eu acho que todo mundo é assim lá. Não é que é justo, eu escrevi lá, eles patrocinaram essa experiência pra mim", avaliou a autora.

Contigo Contigo
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade