Atrizes aproveitam a maternidade em sua carreira
Planejada ou não, nem sempre gravidez é sinônimo de descanso para as atrizes. Seja por uma vontade do autor ou por imprevistos que podem acontecer em qualquer projeto, as futuras mamães cada vez mais aproveitam as barrigas em seus trabalhos.
"Ainda bem que tem autor que ajuda. Seria péssimo largar a novela depois de já ter sentido o gostinho de ter um papel de destaque em um folhetim", agradece Ingrid Guimarães, intérprete da desastrada Simone de Caras e Bocas.
Ingrid descobriu a gravidez poucos dias depois de começar a gravar suas cenas. E, é claro, assim que soube da notícia, tratou de avisar ao autor Walcyr Carrasco, que arrumou uma solução para o "problema". "Ingrid faz comédia muito bem e tem o tom certo para a minha história. Seu papel é um dos grandes destaques da trama e não havia necessidade de abrir mão disso", elogia Walcyr, que concorda que muitas vezes vale mais adaptar a história do que mudar o intérprete.
No que diz respeito a adaptações de tramas em função de atrizes grávidas, a trilogia Caminhos do Coração bate todos os recordes. Bianca Rinaldi, protagonista das duas primeiras temporadas, engravidou de gêmeos enquanto interpretava as irmãs Maria e Samira na trama.
As personagens, é claro, também "ganharam barriga" graças ao autor, Tiago Santiago. Lígia Fagundes e Nanda Ziegler, intérpretes das mães dos bebês da profecia da história, Leonor e Bianca, também exibiram o visual de gestante na trama. E chegaram a ver suas aparições crescendo depois que a segunda temporada e, agora, parte da terceira, se basearam nas duas crianças. "Dá um alívio ver que tudo deu certo.
Assim que descobri que estava grávida fiquei com medo disso me prejudicar. Se afastar das telas logo no início da carreira poderia ter sido ruim", avalia a atriz, que segue firme depois de quase dois anos de novela.
Ana Furtado também viu sua participação crescer em Páginas da Vida numa proporção comparável à barriga. Inicialmente, a atriz faria apenas uma cena. Mas suas aparições foram aumentando aos poucos e Manoel Carlos resolveu apostar no triângulo formado entre sua romântica Lívia, o marido Renato, de Caco Ciocler, e a fotógrafa Isabel, de Viviane Pasmanter.
Até hoje, Ana não sabe exatamente se foi mesmo a gravidez que a ajudou na época a se destacar. "Pode ter sido uma coincidência. E também não descarto a possibilidade de ser mérito próprio", analisa a atriz e apresentadora.
Mas nem sempre a gravidez vem depois da escalação. No caso de Vanessa Giácomo, a atriz já sabia que estava esperando um bebê quando Aguinaldo Silva fez questão de sua participação em Duas Caras. Com isso, Vanessa agüentou o máximo que pôde na história. "Não tive enjôos nem muito cansaço. Mas depois de um tempo a barriga pesou um pouco", lembra a atriz.
Sem jeito
Nem sempre dá para conciliar um personagem com uma gravidez inesperada. Cláudia Abreu, por exemplo, sempre deixou claro que queria muito fazer as gêmeas Paula e Taís, personagens principais de Paraíso Tropical, de Gilberto Braga.
Mas a gravidez não planejada tornou inviável sua entrada na história, transferindo a função de protagonista para Alessandra Negrini. Na época, Cláudia lamentou sua saída da história, mas comemorou a chegada do bebê: "A possibilidade de fazer um papel duplo seria fantástica. Mas ter uma filha é uma dádiva".
Para não passar pela mesma situação que o colega Gilberto Braga, Walcyr Carrasco fez questão de avisar, em tom de brincadeira, que Flávia Alessandra e Otaviano Costa deveriam tomar cuidado.
A atriz interpreta a dondoca Daphne, protagonista de Caras e Bocas, e ainda não tem nenhum filho da união com o marido e colega de elenco, que interpreta o malandro Adenor na história. "O Walcyr disse que eu estava proibida de ficar grávida. Mas já o tranqüilizei e avisei que não vou me arriscar", entrega Flávia, às gargalhadas.
Instantâneas
# Miriam Freeland descobriu que estava grávida uma semana antes do término de Caça Talentos, novelinha infantil que fazia na Globo. Como não podia ser demitida, foi chamada para uma participação especial em um Você Decide dirigido por Herval Rossano, que anos depois a indicou para a Record, sua atual emissora.
# Andréa Beltrão descobriu que tinha uma gravidez de risco enquanto protagonizava a novela Vira Lata. Na época, precisou ficar afastada por uns dias das gravações.
# Carinhoso, de 1973, teve seu final acelerado por conta da gravidez da protagonista Regina Duarte. Foi dessa gestação que nasceu Gabriela Duarte, também atriz.
# Cláudia Raia também emprestou sua barriga para uma de suas personagens. Quando gravava O Beijo do Vampiro, a atriz esperava sua filha Sophia.