Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Atores mirins se dividem entre estudo e gravações de novelas

9 mar 2010 - 15h26
Compartilhar
Arcângela Mota
Direto do Rio

O mês de março marca o retorno das crianças às salas de aula. E, se para a maioria delas a rotina começa a ficar atribulada, para os atores mirins a situação se torna ainda mais difícil. Isso porque eles têm de se virar não apenas com a escola e as atividades extracurriculares, como também com o ritmo muitas vezes intenso das gravações das novelas. O que pode parecer um problema para muitos, no entanto, não parece incomodar a atriz Klara Castanho, de nove anos, intérprete da espevitada Rafaela de Viver a Vida, da Globo. "Não acho difícil conciliar porque não gravo todo dia. Para mim é legal fazer a novela porque vejo meus amigos. E adoro interpretar a Rafaela", elogia a menina, que costuma gravar de duas a três vezes por semana, sempre no turno da tarde, após sair da escola.

O desprendimento da jovem atriz, no entanto, contrasta com a preocupação de sua mãe, a contadora Karla Castanho. Sempre acompanhando a filha pelos corredores do Projac, ela faz questão de frisar que os estudos da menina são mais importantes do que sua carreira na tevê. "A prioridade da Klara é a escola e isso está claro para todo mundo: para mim, para ela e para a Globo. Eles roteirizam as cenas de acordo com a rotina escolar dela", explica.

E rotina de ator mirim não é fácil de conciliar. Além de estudar para o colégio e ensaiar os textos das novelas, é frequente eles também se dividirem entre cursos de idiomas, esportes e outras atividades. Articular todos esses afazeres é uma das principais dificuldades de Thaís Chagas, mãe de Kaic Chagas, o levado Victor Hugo de Bela, A Feia, da Record. Ela conta que, desde que se mudou de São Paulo para o Rio de Janeiro, ainda não conseguiu rematricular o filho de sete anos em um curso de inglês. Tudo por causa da agenda apertada. Agora, ela se esforça para encontrar uma brecha para atender a vontade do menino de voltar a fazer natação, um de seus esportes favoritos. "É complicado conseguir espaço para outras atividades porque não há dias fixos de gravações. Estamos fazendo um verdadeiro esforço. Mas conversamos muito com o Kaic e ele entende bem as obrigações da escola e da novela", conta.

Enquanto Thaís fica às voltas com a pouca flexibilidade da agenda do filho, Kaic tem outros motivos para reclamar. Para ele, o que mais incomoda não é a rotina atarefada, e sim o assédio dos amigos na escola. "Eles me perguntam muito sobre a novela. Às vezes me incomoda porque não consigo comer direito na hora do recreio", reclama o ator, que, segundo a mãe, fica sempre rodeado de meninas no intervalo entre as aulas. A abordagem dentro da escola também é algo comum para Bruna Orphão, colega de elenco de Kaic e intérprete da Aninha, em Bela, A Feia. Mas a menina, que fez parte do Elenco X do TV Xuxa em 2008, garante já estar acostumada. "As pessoas me param tanto na escola quanto nas ruas. Mas não me incomoda", afirma a atriz de 10 anos, que, para não prejudicar os estudos, sempre estuda no carro e no intervalo das gravações.

Apesar dos jovens atores terem uma rotina incomum para as crianças de sua idade, a atriz Vera Freitas, preparadora infantil da Record há cinco anos, garante que tudo é realizado da forma menos desgastante possível. "Nada é feito em excesso. O horário delas é uma preocupação tanto da produção quanto dos autores, que não escrevem muita coisa para as crianças", explica. Segundo a preparadora, os atores mirins recebem os roteiros com cerca de uma semana de antecedência, e sempre estudam as cenas com ela dias antes de gravar. "Dá para se programar", assegura.

Jovens dilemas

Enquanto a rotina escolar é uma prioridade para as crianças, o mesmo não pode ser dito quanto aos atores adolescentes. Com um ritmo de gravações mais intenso, eles muitas vezes se veem obrigados a dedicar menos tempo aos estudos. Foi isso o que aconteceu com Guta Gonçalves, a intérprete da Débora, de Cama de Gato. A atriz, que está no último ano do Ensino Médio, conta que as gravações da novela atrapalharam um pouco seu rendimento na escola. E, por causa disso, vai pensar duas vezes antes de aceitar outro trabalho na tevê. "Quando a novela terminar vou me dedicar aos estudos. Só vou emendar outro trabalho caso tenha um peso artístico muito grande", avisa.

A situação de Aline Peixoto, a Jannis de Tempos Modernos, foi ainda mais drástica. No ano passado, ela parou de fazer o último ano do Ensino Médio para se dedicar apenas à Oficina de Atores da Globo. "No início fiquei relutante, mas meu pai me convenceu. Ele disse que, como estou nova e nunca repeti, não haveria problema parar por um ano", conta a atriz de 18 anos que, assim que terminar o colégio, pretende fazer faculdade de Desenho Industrial ou Arquitetura.

Instantâneas

# Klara Castanho não costuma ser muito assediada por amigos e funcionárias da escola onde estuda. Segundo a mãe da atriz, ela é mais abordada quando vai ao mercado e a parquinhos.

# A atriz Bianca Salgueiro, de 16 anos, intérprete da Eurídice de Cama de Gato, além de se dedicar as gravações da novela e à escola, ainda arruma tempo de fazer curso de chinês. "Consigo conciliar numa boa", garante.

# Todas as gravações com os atores mirins da Record são feitas no turno da tarde. A preparadora Vera Freitas conta que seis foi o número máximo de cenas que eles gravaram em um dia, para Bela, A Feia.

# Para adiantar os estudos, muito atores fazem os trabalhos de casa enquanto aguardam o início das gravações. "Estou sempre com a minha mochila e os livros por perto", conta Kaic Chagas.

Com início do ano letivo, atores mirins sambam para dar conta da escola e do trabalho
Com início do ano letivo, atores mirins sambam para dar conta da escola e do trabalho
Foto: Carta Z Notícias / Afonso Carlos / Divulgação
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra