TUDO o que se sabe até agora sobre o apagão na Europa: causas e previsão de retorno da energia
Apagão histórico paralisa Espanha e Portugal, causa caos no transporte, saúde e telecomunicações
Espanha e Portugal enfrentaram nesta segunda-feira (28) um dos maiores apagões já registrados na história recente da Europa. O blecaute paralisou transportes, hospitais, indústrias e telecomunicações, além de provocar caos nas ruas e aeroportos das principais cidades ibéricas. Mas afinal, o que causou o apagão? E há previsão para o retorno da energia?
O que aconteceu?
O blecaute teve início por volta das 12h30 no horário local (7h30 de Brasília), atingindo quase toda a Península Ibérica. De acordo com a operadora espanhola Red Eléctrica (Ren), uma "oscilação muito forte na rede elétrica" provocou o desligamento da Espanha do sistema europeu, levando ao colapso da rede elétrica em Portugal e na própria Espanha.
"Nunca aconteceu nada parecido; é um incidente absolutamente excepcional", declarou a Red Eléctrica em comunicado oficial.
Relatos nas redes sociais indicam que o apagão também afetou temporariamente regiões da França, da Finlândia e de Andorra, embora em menor escala.
Quais foram as causas?
Apesar das especulações iniciais sobre a possibilidade de um ciberataque, as autoridades europeias afastaram essa hipótese. A vice-presidente executiva da Comissão Europeia, Teresa Ribera, afirmou que "no momento, não há nada que nos permita dizer que houve sabotagem ou ataque cibernético", segundo a rádio espanhola Radio 5.
O primeiro-ministro português, Luís Montenegro, também reforçou que "não há evidências de que o apagão tenha sido causado por um ataque hacker", segundo declarou à imp...
Matérias relacionadas