Teatro infantil: de Turma da Mônica a Pluft, oito peças em cartaz em SP
Musicais do Balão Mágico e da Pequena Sereia também estão entre os destaques; há opções gratuitas e pagas
Selecionamos oito peças de teatro infantil para levar as crianças em São Paulo. Há mais opções no www.bora.ai.
Pluft, o Fantasminha
O clássico da literatura infantil de Maria Clara Machado ganhou uma montagem teatral inovadora pela premiada Cia PeQuod de Teatro de Animação, com uso de e recursos especiais de iluminação e referências orientais para os manipuladores de bonecos.
O célebre personagem, que morre de medo de gente, viverá uma grande aventura ao encontrar a menina Maribel, sequestrada pelo temido pirata Cara de Mau. Esse encontro inusitado dá ao protagonista o impulso e a coragem para crescer e enfrentar o mundo.
Teatro do Sesi-SP. Até 14 de dezembro. Quintas e Sextas 11h, Sábados e Domingos 15h. Grátis com reserva pelo site. 60 minutos.
Leia também
Em Busca do Balão Mágico
O mais recente espetáculo da Cia Vagalum Tum Tum é livremente inspirado em Ricardo III, de William Shakespeare. Conta a história de um nobre ambicioso que não mede esforços para se tornar rei, sempre ao lado de seu cavalo guitarrista. Ele elimina todos que encontra no seu caminho rumo à coroa, os enquadrando e eternizando em molduras na parede. Os personagens presos nas molduras unem-se para liquidar o vilão. Nesta sede pelo poder, Ricardo despreza seu cavalo, melhor amigo e companheiro, que o abandona para que Ricardo possa proferir a famosa frase: "Um cavalo, meu reino por um cavalo".
Sesc Belenzinho. De 25 setembro a 13 de outubro de 2022. Quarta, sábados e domingos, 12h. Terça e quinta, 16h. R$ 25(inteira). 65 minutos.
A Cruzada dos Corações Puros (ou Quem inventou a guerra?)
A peça da Cia. Variante é inspirada no poema A Cruzada das Crianças, de Bertolt Brecht sobre a história de crianças em situação de guerra e faz um paralelo entre as guerras históricas e as guerras atuais e recentes. O espetáculo infantil traz um grupo de 55 crianças vítimas da guerra, órfãs e sem perspectivas, que se unem e cruzam o mundo buscando o autor da história mundial e fazer um pedido: que ele mude os rumos de suas histórias.
Com música ao vivo e vários adereços, como 55 máscaras inspiradas na commedia dell'arte, teatro popular que nasceu em meados do século 15 na Europa, e uma bicicleta branca.
Sesc Santo Amaro. Dia 25/9, domingo, das 16h às 17h. Grátis. 45 minutos.
Meu pequeno Universo
Com a Cia. Alvo, a peça é inspirada no livro O Grande Projeto, do físico britânico Stephen Hawking. A montagem usa uma linguagem lúdica, com música e performances, para conscientizar o espectador sobre a importância do nosso planeta. Um espetáculo que fala sobre elementos químicos, física, astronomia e que também mostra às famílias a importância de brincar e participar ativamente da vida das crianças.
Teatro Alfa. Até 2 de outubro, sábados e domingos às 11h. R$40 (inteira). 50 minutos. A partir de 6 anos. 50 minutos.