Sócrates, filósofo grego: 'O problema não é errar, é não perceber que você pode estar errado'
'Só sei que nada sei': o ensinamento de Sócrates que explica por que admitir erros é um ato de inteligência e por que o filósofo queria que aprimorássemos nosso pensamento crítico e cultivássemos a humildade intelectual
Sócrates é conhecido por ser um dos pioneiros no estudo do autoconhecimento, pilar da tão falada inteligência emocional: frase "só sei que nada sei", que representa em sua máxima expressão o método socrático.
Essa reflexão reflete o espírito do pensamento socrático e representa o filósofo grego que viveu entre os anos 470 e 399 a.C.. A ideia atribuída a Sócrates pode ser modernizada e explicada de forma mais simples com "a verdadeira sabedoria está em reconhecer a própria ignorância".
Embora não seja uma citação textual e não apareça assim escrita nos textos antigos, é uma paráfrase muito acertada e alinhada com o método socrático de diálogo. A partir dela, descobriríamos nossa própria ignorância, a ignorância socrática de que falava Platão, discípulo de Sócrates, em seu livro "Apologia de Sócrates".
Nele, Sócrates explica que é considerado "o mais sábio" não porque sabe mais do que os outros, mas porque está ciente do pouco que sabe, enquanto outros acreditam saber sem realmente saber. Ficou confuso? Calma, nós vamos te explicar melhor! Confira a matéria a seguir e já vai praticando a força mental!
A ignorância ajuda construir novo conhecimento
Poderíamos dizer que "o problema não é errar, é não perceber que você pode estar errado". E é que somente através da ignorância podemos construir novo conhecimento, partindo de um copo vazio que podemos encher porque está precisamente assim, vazio.
De uma perspectiva atual, a ideia socrática aponta que nossa mente tende a superestimar o q...
Matérias relacionadas