Reviravolta em 'Dona de Mim'! Leo ganha a guarda de Sofia
Na novela 'Dona de Mim', a guarda de Sofia (Elis Cabral) fica para Leo (Clara Moneke) e a pequena passa a morar com a babá
Após acontecimentos revoltantes onde os vilões levaram a melhor, Dona de Mim promete uma surpresa agradável. Apesar das disputas na Justiça entre Abel (Tony Ramos) e Vanderson (Armando Babaioff), a guarda de Sofia (Elis Cabral) acabará nas mãos de sua babá amada, Leo (Clara Moneke).
O ambiente da mansão Boaz não estará agradável para a pequena. Com a morte de Abel e o abandono de seu pai biológico, Sofia ficará abalada. Seus irmãos se tornarão os responsáveis por ela, mas seu tio, Jaques (Marcello Novaes) não perderá a chance de maltratar a menina. Eles não se entenderão e Sofia pregara inúmeras peças no bandido.
Percebendo a situação, Samuel (Juan Paiva) irá propor que Sofia fique na casa de Ayla (Bel Lima). Entretanto, o local não será ideal, dada a recente descoberta da gravidez da moça. Além disso, outra complicação surgirá: Leo avisará que a documentação da pequena para a escola estará desatualizada, pela falta de um responsável legal.
Logo, Samuel e Davi (Rafael Vitti) falarão com o juiz responsável pelo caso, juntos a Leo e uma advogada. Porém, a guarda será negada aos irmãos, sobre a justificativa de que a adoção da menina pelo personagem de Tony Ramos foi realizada ilegalmente.
Uma virada
Leo, então, se pronunciará e pedirá a guarda da pequena, o que surpreenderá a todos presentes. "A senhora tem noção do que está pedindo?", questionará o juiz, chocado. Porém, Leo se manterá firme na decisão. "Tenho, sim, Excelência. A Sofia e eu temos uma relação muito próxima, por isso peço a guarda", responderá, segura de si. Samuel e Davi não gostaram da proposta e irão se opor, mas será em vão.
"Leona Larissa, a senhora disse? O relatório da assistente social ressaltou a ligação de afeto entre a senhora e a menor. O caso nasceu de um crime de falsidade ideológica. Não vou dar prioridade para a família Boaz, pois entendo que não posso reconhecer o vínculo afetivo que veio de um crime", explicará o juiz.
"Eu estava tendendo a encaminhar a criança para o acolhimento institucional e a colocação em família substituta. Eu poderia considerar seu pedido, mas a senhora não é parte integrante do processo. Doutora, a senhora vai representar Leona Larissa?", complementará e questionará à advogada presente. Samuel, vencido e temendo que a irmã seja levada para um abrigo, permitirá que a advogada defenda Leo.
Final feliz
Por fim, o juiz cederá e a guarda será enfim transferida. "Em vista do paradeiro desconhecido do pai biológico Vanderson Pereira Matos e diante da inadequação de a menor permanecer na guarda da família do falecido réu, Abel Boaz, nomeio Leona Larissa da Silva Senna como tutora e responsável pela guarda provisória da menor de Sofia Silveira Matos. A advogada deve regularizar a representação no prazo de lei", declarará.
A personagem de Elis Cabral amará a notícia, e passará a morar na casa da babá. Além disso, Leo tomará a decisão de transferi-la para a escola pública de Dedé (Lorenzo Reis), sobre o argumento de que ela deve conhecer uma realidade fora de sua bolha e aproveitar a infância. A jovem entrará em uma discussão com Samuel sobre a escolha, mas por fim, o irmão acabará concordando, percebendo as boas intenções da personagem de Clara Moneke.