Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Quem são as celebridades perdoadas por Donald Trump?

Rapper Lil Wayne e estrelas de reality show estão entre os nomes que receberam indulto do presidente dos Estados Unidos

29 mai 2025 - 14h03
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente americano Donald Trump vem colecionando uma série de controvérsias no primeiro semestre de seu segundo mandato. Algo que causa curiosidade até em quem não acompanha a política é o perdão presidencial, também chamado de indulto.

Trata-se de um poder previsto na Constituição dos Estados Unidos e contempla somente pessoas que cometeram crimes federais. O presidente pode perdoar, inclusive, familiares e amigos. Além de beneficiar aliados políticos, Trump tem perdoado personalidades da mídia e do entretenimento americano.

Nesta semana, o republicano anunciou que planeja perdoar Todd e Julie Chrisley, estrelas da TV americana condenados em 2022 por fraude e sonegação fiscal. O casal é conhecido pelo reality show Chrisley Knows Best, que ao longo de dez temporadas acompanhou a vida extravagante da família - vale lembrar que o próprio Trump ganhou fama na mídia americana por apresentar um reality, O Aprendiz.

No dia seguinte, Trump perdoou o rapper de 25 anos YoungBoy Never Broke Again, também conhecido como NBA YoungBoy, nome artístico de Kentrell DeSean Gaulden. Preso em 2024 por comandar uma rede de fraudes com medicamentos prescritos em sua casa, sua sentença expiraria em julho.

O ator e comediante Jay Johnston, conhecido por programas humorísticos como Mr. Show e Bob's Burgers, estava entre os 1.500 acusados pelo ataque ao Capitólio dos EUA em 6 de janeiro de 2021 que receberam o perdão de Trump no primeiro dia de seu atual mandato, em janeiro.

O rapper Lil Wayne, de 42 anos, um dos perdoados durante o primeiro mandato do presidente americano Donald Trump.
O rapper Lil Wayne, de 42 anos, um dos perdoados durante o primeiro mandato do presidente americano Donald Trump.
Foto: Divulgação/Lil Wayne / Estadão

Durante o primeiro mandato, entre 2017 e 2021, Trump concedeu indulto para os rappers americanos Lil Wayne e Kodak Black, ambos acusados de porte ilegal de arma, em seu então último dia na Casa Branca.

Dwayne Michael Carter Jr., nome verdadeiro de Wayne, poderia ter pego uma sentença de até 10 anos na prisão. Na época, o rapper, dono de cinco prêmios Grammy, chegou a elogiar o plano econômico de Trump para os afro-americanos. O presidente justificou a decisão citando as contribuições do artista à caridade.

Bill Kapri, o Kodak Black, havia recebido a sentença de 46 meses de prisão, condenado por fazer uma declaração falsa para comprar arma de fogo. Ele também enfrentava acusações de agressão sexual no estado da Flórida, da qual conseguiu liberdade condicional posteriormente. Desde então, foi preso mais duas vezes por porte de drogas.

Outras personalidades americanas perdoadas por Trump foram Michael 'Harry-O' Harris, executivo da música acusado de sequestro, tráfico de drogas e tentativa de homicídio, e Tommaso Buti, empresário italiano que cofundou nos anos 1990 o Fashion Cafe, uma rede de restaurantes badalada das supermodelos Claudia Schiffer, Naomi Campbell e Elle Macpherson. Buti foi acusado de conspiração federal, lavagem de dinheiro e fraude eletrônica ligadas ao estabelecimento, mas nunca foi condenado.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade