Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Psicanálise é ciência? Se não, o que é, afinal? Leia livros para se aprofundar no assunto

Lançamento de 'Que Bobagem!', de Natalia Pasternak e Carlos Orsi, reacendeu o debate sobre pseudociências; veja obras que abordam conceitos básicos de um dos alvos dos autores, a psicanálise, e investigam sua contribuição para diferentes áreas

29 ago 2023 - 22h10
Compartilhar
Exibir comentários

O recente lançamento do livro Que Bobagem!, de Natalia Pasternak e Carlos Orsi, trouxe de volta uma antiga discussão a respeito da psicanálise e seu status ou não de ciência. A obra despertou reação de intelectuais e psicanalistas, que reivindicam para a área uma compreensão à luz não do método científico, como propõem os autores, mas a partir de uma noção mais ampla de ciência.

Em meio a esse debate - e ao boca a boca que resultou em quase 10 mil exemplares vendidos, segundo a Editora Contexto, desde o lançamento, em meados de julho -, uma boa ideia é retornar aos conceitos básicos da psicanálise e sua contribuição para a experiência humana.

O Estadão selecionou alguns livros que apresentam teorias importantes de Sigmund Freud (1856-1939), como a da interpretação dos sonhos, e que mostram, por meio de recortes temáticos, como a psicanálise pode ajudar a compreender o mundo à nossa volta.

Análise: Literatura era a arte que mais tocava Sigmund Freud

Pai da psicanálise escreveu múltiplos artigos que tomaram obras literárias como pontos de partida; confira a análise de Luiz Zanin Oricchio

  • Lacan, psicanalista irredutível à mitificação, é reavivado em sua humanidade em novo livro

    Cartas e testemunhos mostram um Lacan avesso às definições de uma existência mítica

  • Estadão
    Compartilhar
    TAGS
    Publicidade

    Conheça nossos produtos

    Seu Terra












    Publicidade