Porto Alegre receberá Reuniões Temáticas do G20 em 2024
Pela primeira vez, o Brasil assume a liderança do grupo que reúne líderes econômicos de 19 países, além de entidades como a União Europeia e União Africana.
Nesta terça-feira (5), o governo federal revelou as 13 cidades escolhidas para sediar encontros temáticos do G20 em 2024, e Porto Alegre figura entre elas. Esses encontros concentram ministros da economia e presidentes de bancos centrais das maiores economias globais.
Além da capital gaúcha, foram selecionadas outras 12 cidades brasileiras para sediar essas reuniões, incluindo Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, e outras, com previsão de início em fevereiro de 2024.
O Brasil assumiu recentemente a presidência do grupo, focando em pautas como desenvolvimento sustentável, redução da fome, da pobreza e das desigualdades, e reformas em instituições multilaterais. A liderança do G20 é dividida entre duas trilhas, uma que trata das negociações e agenda da cúpula e outra focada em aspectos macroeconômicos, liderada por ministros das finanças e presidentes dos bancos centrais dos países membros.