Papai Noel usa vermelho por causa da Coca-Cola? A verdade por trás do mito
Imagem do 'Bom Velhinho' como conhecemos hoje foi uma construção de muitos anos de segmentos variados da indústria
A imagem moderna do Papai Noel é resultado de influências culturais e históricas, consolidada pelo marketing, com a Coca-Cola popularizando o traje vermelho em suas campanhas publicitárias a partir de 1931.
Figura mais emblemática da época natalina, o Papai Noel nem sempre teve as características que conhecemos na atualidade. O aspecto do bom velhinho, de barba branca, bochechas rosadas e sempre alegre é fruto de tradições culturais e uma boa dose de marketing.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Inspirado em São Nicolau, um santo do século IV venerado na Europa, a tradição passou por uma profunda adaptação nos Estados Unidos, em Nova York, no início do século XIX. John Pintard, comerciante e filantropo americano, resgatou uma forte tradição holandesa, celebrada no dia 5 de dezembro, em homenagem ao SinterKlaas (Santo Nicolau). Nesta data, no país europeu, distribui-se presentes, fato que levou Pintard a associar o santo ao Natal nova-iorquino.
Essa transformação marcou o início da construção da imagem moderna do Papai Noel. A figura foi reforçada ainda mais com a publicação do poema 'A Visit from St. Nicholas', ou seja, 'Uma visita de São Nicolau', em tradução livre, lançado em 1823. Desse contexto, atribuiu-se ao Papai Noel características como a generosidade com as crianças e as renas em um trenó cheio de presentes.
O traje vermelho, contudo, ainda não fazia parte da imagem consolidada. Foi o cartunista americano Thomas Nast, na década de 1870, o responsável pela repaginada, que vestiu o bom velhinho com o icônico traje vermelho com detalhes em branco, além do gorro e do cinto preto. Nast desenhou o Papai Noel por mais de 20 anos para uma revista americana e fixou na indústria a imagem que conhecemos hoje.
Por fim, a consolidação total do Papai Noel, vestido de vermelho, ganhou todos os holofotes a partir da campanha publicitária da Coca-Cola, iniciada em 1931. Sorridente, rechonchudo e com as barbas brancas e bochechas rosadas, o bom velhinho aparecia consumindo a bebida. As ilustrações iniciais foram criadas pelo artista Haddon Sundblom e tornaram-se referência visual do personagem em todo o mundo.