Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

O que ver no Cultura Inglesa Festival 2025: de 'Blade Runner' e 'E.T.' ao ar livre a teatro e shows

28º edição do festival terá ainda apresentação de Luedji Luna e simulação da COP 30; veja principais atrações

2 out 2025 - 20h11
Compartilhar
Exibir comentários

A 28ª edição do Cultura Inglesa Festival (CIF), evento criado para celebrar a arte como linguagem universal — e o inglês como língua que facilita o acesso a ela - será aberta oficialmente na noite desta quinta, 2. Até 12 de outubro, o festival promoverá peças, shows e exibição de filmes ao ar livre, com grande parte da programação sendo gratuita.

Entre os nomes que se apresentarão no CIF estão a artista brasileira Luedji Luna, que fará um show tocando composições que abrangem diversos gêneros musicais, e o ruandês radicado britânico Ziza Patrick, que traz ao Brasil uma versão de seu trabalho Dandismo.

Dirigido por Ridley Scott, 'Blade Runner' será exibido gratuitamente como parte do 28º Cultura Inglesa Festival
Dirigido por Ridley Scott, 'Blade Runner' será exibido gratuitamente como parte do 28º Cultura Inglesa Festival
Foto: Warner Bros./Divulgação / Estadão

"Buscamos construir uma programação plural, que dialogue com diferentes públicos e linguagens artísticas, ao mesmo tempo em que reforça temas urgentes, como sustentabilidade socioambiental e representatividade", disse Liliane Rebelo, diretora de Cultura e Sociedade na Cultura Inglesa, ao Estadão. "A variedade - do cinema à dança, da música à poesia, das artes digitais às ações educativas - é intencional e traduz nosso compromisso em oferecer uma experiência rica, acessível e relevante para o nosso tempo."

O festival conta ainda com sessões gratuitas de cinema a céu aberto de clássicos, incluindo o corte final de Blade Runner, do cineasta inglês Ridley Scott.

"O line-up do festival é bem diverso, com uma programação que inclui cinema, dança, poesia, artes digitais e ações educativas socioambientais. São mais de 20 eventos presenciais, além de conteúdos online disponibilizados na plataforma do festival", explicou Liliane. "O CINE CIF, nossa mostra de cinema ao ar livre, resgata clássicos do cinema internacional em uma combinação de filmes cult e populares para todas as idades."

Além dos eventos ao vivo, o CIF disponibilizará também eventos on demand em sua plataforma online, incluindo uma competição de poesia falada e a exibição de curtas de até 90 segundos.

"O festival traz na curadoria a proposta de colaborações artísticas, com a celebração do inglês como língua franca, que nos conecta a diversas culturas", seguiu ela. "Fomentamos a cena local brasileira com artistas que dialogam com as questões do nosso tempo e com um olhar para o intercâmbio com a cultura britânica. A cada ano, trazemos novas tendências criativas e formatos, sendo que alguns se mantêm ao longo do tempo como a competição de Slam e Curtas, e projetos de arte educação socioambiental perenes."

Confira os principais destaques da programação:

Cinema a céu aberto

Clássico cyber-punk, 'Blade Runner' será exibido ao ar livre no 28º Cultura Inglesa Festival
Clássico cyber-punk, 'Blade Runner' será exibido ao ar livre no 28º Cultura Inglesa Festival
Foto: Warner Bros./Divulgação / Estadão

Em parceria com a Cinemateca Brasileira, o 28º CIF promoverá sessões ao ar livre de três grandes clássicos do cinema a partir de sexta-feira, 3. O primeiro longa a ser exibido é Blade Runner, adaptação de Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?, de Philip K. Dick dirigida por Ridley Scott. Na história, o caçador de androides Rick Deckard (Harrison Ford) fica encarregado de perseguir e eliminar quatro "replicantes" (andróides criados para trabalhos manuais em colônias terrestres) que voltaram à Terra em busca de vingança contra seu criador.

No sábado, 4, a fantasia A História Sem Fim, de Wolfgang Petersen, tomará as telonas. O filme acompanha um garoto com problemas que se vê transportado para um mundo fantástico após abrir um livro misterioso. Lá, ele viverá aventuras além da imaginação ao lado de aliados fantásticos.

Por fim, E.T.: O Extraterrestre, obra prima de Steven Spielberg, será exibido no domingo, 5. O longa conta a história do jovem Elliott (Henry Thomas), um garoto que faz uma amizade improvável com um ser de outro planeta. Ao lado da irmã e de alguns amigos, ele tenta proteger a criatura, que começa a atrair a atenção do governo.

Todas as sessões acontecem de forma gratuita na Cinemateca Brasileira, localizada na Vila Clementino, em São Paulo, sempre com início às 19h. O local tem capacidade para 800 pessoas, com a entrada no espaço sendo permitida de acordo com a ordem de chegada.

Apresentação de Luedji Luna

Brasileira Luedji Luna se apresentará no dia 11 de outubro na Casa Natura Musical, localizada no bairro de Pinheiros
Brasileira Luedji Luna se apresentará no dia 11 de outubro na Casa Natura Musical, localizada no bairro de Pinheiros
Foto: Henrique Falci/Cultura Inglesa Festival/Divulgação / Estadão

Unindo gêneros como neosoul, jazz, MPB e Hip Hop, a cantora brasileira Luedji Luna e sua banda serão a atração do CIF in Concert. No show, a artista apresentará seu premiado repertório na Casa Natura Musical, localizada no bairro de Pinheiros, em São Paulo.

A apresentação acontece no sábado, 11 de outubro, às 21h. Os ingressos, vendidos a partir de R$ 30, estão esgotados, com possibilidade de novas entradas serem disponibilizadas no dia do show. O valor será revertido em ações para o fortalecimento da comunidade de Paraisópolis, em São Paulo.

Apresentação da peça 'Dandismo', de Ziza Patrick

Inspirado nos gentlemen do Congo, o artista ruando-britânico Ziza Patrick traz para o Brasil uma nova versão de seu espetáculo Dandismo, feita em parceria com o brasileiro Ricardo Januario. A peça, que contará com 20 performers brasileiros, será exibida em três diferentes unidades do Sesc.

"É essa troca de culturas e influências com legado que buscamos na proposição de programação do CIF como plataforma cultural", afirmou Liliane sobre a parceria entre Patrick e Januario.

A primeira apresentação será nesta sexta, 3, no Sesc Carmo, às 14h. No sábado, 4, às 16h, Patrick e equipe se apresentam no Sesc Itaquera, às 16h. Por fim, o espetáculo chega ao Sesc Campo Limpo no domingo, 5,, às 14h. A entrada para as três apresentações é gratuita.

Programação com temática ambiental no Centro Brasileiro Britânico

O 28º CIF também contará com uma programação especial voltada ao meio ambiente. Ao longo do sábado, 11, o Centro Brasileiro Britânico (CBB) recebe programas do Create For Change, iniciativa que promove ações e ativações voltadas à discussão das mudanças climáticas. A primeira atividade do dia acontece a partir das 10h e contará com uma simulação da COP (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), com jovens líderes discutindo as questões ambientais de seus bairros e comunidades, em sessão plenária que emula a conferência que acontecerá no Brasil em novembro, a COP30.

Às 18h do mesmo dia, terá início a 3ª edição do Drama For Change, que trará peças inéditas desenvolvidas pelas dramaturgas Sara Shaarawi e Dione Carlos. Os textos foram desenvolvidos a partir de conversas com jovens alunos da Cultura Inglesa das unidades de Paraisópolis e Osasco, que apresentarão suas montagens no palco.

As atividades do dia se encerram com o lançamento do Creative Toolkit Drama For Change, ferramenta artística pedagógica sobre mudanças climáticas desenvolvida pela ativista indígena Rayane Xipaia e pela Cia. Arthur-Arnaldo.

"O tema ambiental é um tema prioritário para a Cultura Inglesa como instituição de educação e cultura", contou Liliane. "Nas últimas cinco edições do festival, incorporamos a prática do selo Carbon Free, com a compensação de impacto do festival por meio do plantio de árvores em área de reflorestamento, e criamos ações e projetos permanentes na programação, como o Drama for Change que está na terceira edição."

"Este ano, dado o momento histórico da realização da COP-30 em Belém, lançamos o programa Create for Change convidando jovens para uma grande mobilização em redes sociais e em eventos presenciais usando a criatividade como propulsora das questões que emergem sobre o tema. Acreditamos no poder da arte e da criatividade de trazer reflexões e ações sobre temas difíceis da realidade que enfrentamos, como o da crise climática."

O evento acontece no CBB, localizado no bairro de Pinheiros, em São Paulo. Os ingressos são gratuitos e serão distribuídos no local antes das apresentações.

Conteúdos on demand

O 28º CIF também disponibiliza em sua plataforma digital acesso a diferentes conteúdos e eventos que podem ser acessados a partir desta sexta-feira, 3. A agenda on demand do festival inclui a 5ª Competição Curta CIF, que exibe produções de até 90 segundos feitas em diferentes estilos; edições nacional e britânica do 2º Artes Digitais - Cultura DEF, que exibe projetos criados por artistas com deficiência; e o 5º Slam do CIF, competição de poesia falada, que será realizada em português e inglês.

Falando sobre a implementação dos conteúdos on demand, Liliane lembrou que a prática começou na época da pandemia da covid-19, quando o CIF foi realizado 100% online, permitindo o acesso de milhares de pessoas ao evento. "Hoje sabemos da relevância dessa ação e mantivemos na programação alguns projetos que permitem essa capilaridade tanto na produção de novas obras, como o chamamento Cultura DEF para artistas com deficiência e o Curta CIF, quanto na fruição de conteúdos e atrações nacionais e internacionais."

A programação completa do 28º Cultura Inglesa Festival pode ser conferida no site oficial do evento.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade