O que significa trabalhar com a mesa desarrumada, segundo a psicologia
Pesquisadores analisam o que a desorganização revela sobre personalidade, bem-estar emocional e estilo de trabalho.
O estado da mesa de trabalho - e se ela está impecavelmente organizada ou tomada por papéis, anotações e objetos soltos - pode dizer mais sobre você do que parece! Para alguns, o ambiente caótico denuncia descuido; para outros, funciona como combustível para o raciocínio criativo e para o fluxo de ideias.
Segundo o jornal argentino Clarín, a mesa não é apenas um ponto físico: ela funciona como extensão dos processos mentais e emocionais. Entender o impacto disso sobre produtividade, concentração e saúde mental tem sido foco de pesquisadores! Vamos entender isso!?
Quando o desordem vira ferramenta de trabalho
Uma das vozes citadas pelo veículo é a de David Kirch, cientista cognitivo da Universidade da Califórnia em San Diego, nos Estados Unidos. Ele conduziu estudos para examinar como o desarranjo pode influenciar a eficiência.
Kirch defende que objetos espalhados podem servir como "pistas contextuais", ajudando a pessoa a manter o foco e a organizar ideias mesmo em meio ao caos. "O desordenado nem sempre é caótico; muitas vezes, ele tem função e reflete um processo criativo em andamento", afirma o pesquisador, em declaração reproduzida pelo Clarín.
Já Kathleen Vohs, psicóloga da Universidade de Minnesota (EUA), aponta para outro efeito: a criatividade. Em um estudo publicado pela American Psychological Association, Vohs constatou que pessoas que operam em ambientes desorganizados tendem a desenvolver soluções mais inovadoras e pensar fora dos padrões.
Ela resume: "As pesquisas most...
Matérias relacionadas
O que significa falar muito no diminutivo, segundo a psicologia?
O que significa quando uma pessoa interrompe constantemente uma conversa, segundo a psicologia
Que significa, segundo a psicologia, usar principalmente roupas pretas?