O hit de Kanye West que não rendeu um centavo ao rapper
Compositor vencedor do Grammy revelou que negou pedido de crédito após pressão de parceira de composição
Kanye West não recebeu absolutamente nada por um dos maiores sucessos de sua carreira. A revelação surpreendente veio do compositor vencedor do Grammy David Foster, que explicou em podcast por que o rapper foi negado nos créditos de composição da faixa que ajudou a definir seu estilo artístico em uma história que envolve negociação nos bastidores, samples e decisão inflexível de uma compositora.
Foster contou os bastidores durante episódio do podcast And The Writer Is…, explicando por que Ye foi negado nos direitos autorais da música lançada em 2003. O compositor revelou que a equipe do rapper solicitou 50% dos royalties de composição pela faixa. "Quando a equipe do Kanye veio com 'Ei, queremos usar sua música por todo esse disco, e ele quer 50% da composição', eu pensei: ok", relembrou Foster.
Kanye West Got Zero Publishing on Through The Wire
"He got nothing." pic.twitter.com/98aoInYo4p
— Henri Fjord (@henri_fjord) January 20, 2026
A música em questão é "Through the Wire", single de estreia de Ye que apareceu em The College Dropout (2004). A faixa usa sample pesado de "Through the Fire", gravada por Chaka Khan em 1985 e coescrita por Foster, Tom Keane e Cynthia Weil. O apresentador do podcast Ross Golan observou que "Through the Wire" é "presumivelmente o maior sample" do catálogo de Foster. O compositor concordou: "Foi massivo. Foi ótimo. Uma segunda rodada grátis".
Foster disse que estava disposto a conceder o pedido de Ye porque sabia que o rapper estava "ficando realmente gigante" na época. "Eu teria dado a ele, teria dado metade", afirmou. Porém, a cocompositora Cynthia Weil se opôs firmemente e insistiu que ela, Foster e Keane permanecessem os únicos compositores creditados. "Cynthia foi tipo: 'Foda-se isso. Não, ele não ganha nada'", relembrou Foster. "Então ele não ganhou nada. Ainda permanecemos os 100% compositores". O compositor chamou a decisão de Weil de "ousada".
Não está claro quanto Ye teria ganho com participação nos direitos autorais da música, mas é seguro assumir que seria uma quantia grande (bem grande). "Through the Wire" é hit certificado platina que alcançou o número 15 na Billboard Hot 100 e o número oito na US Hot R&B/Hip-Hop Songs. A faixa também foi ponto de discórdia entre Ye e Chaka Khan, que inicialmente ficou infeliz porque ele acelerou seus vocais. Khan depois expressou arrependimento pela briga: "Foi minha culpa também por me sentir ressentida. Porque se eu entendesse o jogo do rap mais completamente, como entendo agora, isso não teria sido grande coisa pra mim", disse à Rolling Stone EUA em 2023.
https://www.youtube.com/watch?v=uvb-1wjAtk4