Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

O hit de Kanye West que não rendeu um centavo ao rapper

Compositor vencedor do Grammy revelou que negou pedido de crédito após pressão de parceira de composição

2 fev 2026 - 08h13
Compartilhar
Exibir comentários

Kanye West não recebeu absolutamente nada por um dos maiores sucessos de sua carreira. A revelação surpreendente veio do compositor vencedor do Grammy David Foster, que explicou em podcast por que o rapper foi negado nos créditos de composição da faixa que ajudou a definir seu estilo artístico em uma história que envolve negociação nos bastidores, samples e decisão inflexível de uma compositora.

Foto: Kevin Winter/Getty Images / Rolling Stone Brasil

Foster contou os bastidores durante episódio do podcast And The Writer Is…, explicando por que Ye foi negado nos direitos autorais da música lançada em 2003. O compositor revelou que a equipe do rapper solicitou 50% dos royalties de composição pela faixa. "Quando a equipe do Kanye veio com 'Ei, queremos usar sua música por todo esse disco, e ele quer 50% da composição', eu pensei: ok", relembrou Foster.

A música em questão é "Through the Wire", single de estreia de Ye que apareceu em The College Dropout (2004). A faixa usa sample pesado de "Through the Fire", gravada por Chaka Khan em 1985 e coescrita por Foster, Tom Keane e Cynthia Weil. O apresentador do podcast Ross Golan observou que "Through the Wire" é "presumivelmente o maior sample" do catálogo de Foster. O compositor concordou: "Foi massivo. Foi ótimo. Uma segunda rodada grátis".

Foster disse que estava disposto a conceder o pedido de Ye porque sabia que o rapper estava "ficando realmente gigante" na época. "Eu teria dado a ele, teria dado metade", afirmou. Porém, a cocompositora Cynthia Weil se opôs firmemente e insistiu que ela, Foster e Keane permanecessem os únicos compositores creditados. "Cynthia foi tipo: 'Foda-se isso. Não, ele não ganha nada'", relembrou Foster. "Então ele não ganhou nada. Ainda permanecemos os 100% compositores". O compositor chamou a decisão de Weil de "ousada".

Não está claro quanto Ye teria ganho com participação nos direitos autorais da música, mas é seguro assumir que seria uma quantia grande (bem grande). "Through the Wire" é hit certificado platina que alcançou o número 15 na Billboard Hot 100 e o número oito na US Hot R&B/Hip-Hop Songs. A faixa também foi ponto de discórdia entre Ye e Chaka Khan, que inicialmente ficou infeliz porque ele acelerou seus vocais. Khan depois expressou arrependimento pela briga: "Foi minha culpa também por me sentir ressentida. Porque se eu entendesse o jogo do rap mais completamente, como entendo agora, isso não teria sido grande coisa pra mim", disse à Rolling Stone EUA em 2023.

https://www.youtube.com/watch?v=uvb-1wjAtk4

Rolling Stone Brasil Rolling Stone Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade