O grande arrependimento de Ozzy Osbourne em sua carreira musical
Músico preferiu não correr atrás de resolver situação mencionada por medo de comprometer sua capacidade singular para compor melodias
Ozzy Osbourne fez quase de tudo e mais um pouco em sua vida — e ainda achou barato. Mas uma coisa o Príncipe das Trevas deixou barato, a ponto de se tornar seu grande arrependimento: ele nunca aprendeu a tocar nenhum instrumento.
Em entrevista de 2017 à Rolling Stone EUA, o cantor discutiu o fato de trabalhar com música apenas usando sua voz, desde o Black Sabbath até sua carreira solo. Segundo ele, foi uma decisão em parte para preservar uma de suas grandes habilidades como compositor.
Ele explicou:
"É um dos meus grandes arrependimentos. Consigo tocar um pouco de gaita, mas só isso. Entretanto, tenho um ouvido bom pra melodia. Uma vez falei com um escritor que disse: 'Você pode aprender o piano, mas provavelmente vai perder seu instinto natural pra melodia'. E eu falei: 'É um risco grande demais para mim'."
Apesar da escolha consciente, Osbourne ainda sentia que perdeu algo em não aprender um instrumento. Especialmente na sua relação com outros músicos e crédito de composição.
Ele disse:
"É interessante, porque não consigo me comunicar musicalmente com outros músicos. Eu só gosto do que está na minha cabeça. Músicos tendem a falar: 'Eu consigo transcrever o que quiser compor'. Mas eles aí transformam na música deles, e aí tem o lado político da coisa - 'Eu compus isso, você compôs aquilo'. Aí a Sharon fica irritada e fala: 'Espera aí. Essa ideia é do Ozzy'."
Ozzy Osbourne Rei das melodias
Por outro lado, um músico com quem Ozzy Osbourne trabalhou defende sua habilidade musical. Em entrevista de 2023 ao site Igor Miranda, o guitarrista Zakk Wylde exaltou a facilidade do ex-chefe para bolar melodias.
Ele falou:
"Em todos os meus anos com Oz, raramente o que ele cantava no disco não era a primeira coisa que ele bolava. Que ele ficava burilando, não gostava do que estava cantando e tentando achar a melodia. Eu ficava tocando, ele ficava procurando e eu te garanto que a primeira coisa que saía da boca dele era a boa. Tudo nas músicas 'No More Tears', 'Mama I'm Coming Home', 'Miracle Man', 'Crazy Babies'… tudo era de primeira e sempre matava a pau."