Natacha Horana recorre ao STJ após três habeas corpus negados
Ex-bailarina do Faustão busca reverter decisão judicial que mantém sua prisão preventiva
Conforme a colunista Karol Gomes, do portal LeoDias, a ex-bailarina do programa do Faustão, Natacha Horana, segue tentando obter liberdade após ser presa em 16 de novembro de 2024 por suposta ligação com o tráfico de drogas.
Depois de ter três pedidos de habeas corpus negados - dois no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e um no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ-RN) -, a defesa da dançarina entrou com um novo recurso para reconsideração da última decisão do STJ. O pedido está sob análise do ministro Rogério Schietti Cruz.
O mais recente habeas corpus solicitado pela defesa de Natacha Horana foi rejeitado em 27 de dezembro de 2024 pelo ministro Herman Benjamin, do STJ. De acordo com o tribunal, a decisão foi mantida porque o novo recurso não apresentou fatos novos ou argumentos relevantes que justificassem a reavaliação do caso.
A negativa reforça a posição das autoridades sobre a gravidade das acusações contra a ex-bailarina, que segue detida preventivamente. Fontes próximas ao caso indicam que a defesa busca apresentar novos elementos jurídicos para fundamentar a necessidade da liberdade provisória de Natacha, mas o STJ tem mantido um posicionamento rígido diante do histórico da investigação.
Natacha Horana se pronunciou sobre a sua prisão preventiva.#FofocalizandoNoSBT pic.twitter.com/1TFJJW7m7R
— Fofocalizando (@pfofocalizando) November 20, 2024
Natacha Horana: Relação com a operação Argento
Segundo documentos obtidos pelo portal LeoDias, Natacha Horana está supostamente envolvida na Operação Argento, uma ação conjunta do Ministério Público do Rio Grande do Norte e da Receita Federal.
As investigações apontam que um grupo criminoso utilizava empresas de fachada, postos de combustíveis e transações imobiliárias de alto valor para lavagem de dinheiro oriundo do tráfico de drogas. Entre os bens adquiridos pelo grupo estão cavalos de raça e imóveis de luxo.
A dançarina, que integrou o corpo de balé do programa Domingão do Faustão entre 2015 e 2021, estaria associada ao esquema, conforme apontam os autos do processo. A defesa de Natacha nega as acusações e afirma que a ex-bailarina está sendo injustamente envolvida no caso.
Enquanto aguarda a decisão do STJ sobre o novo pedido de reconsideração, Natacha Horana permanece presa. O desfecho do caso pode impactar não apenas sua liberdade, mas também sua imagem pública, dado o envolvimento de seu nome em uma das operações mais comentadas dos últimos meses.
Djenifer Henz - Supervisionada por Marcelo de Assis