Sex Pistols: John Lydon perde processo para colegas de banda
John Lydon, vocalista do Sex Pistols, perdeu um processo contra seus companheiros de banda, Paul Cook e Steve Jones, na Corte Suprema do Reino Unido onde ele não concordava que as músicas doa banda fossem utilizadas em um documentário da Disney, intitulado Pistol, que está sendo dirigido por Danny Boyle e produzido pela plataforma.
Lydon, de 65 anos, alegou que seus colegas não poderia usar as faixas sem o seu consentimento. No entanto, Cook e Jones argumentaram que um acordo firmado em 1998, designado BMA - Band Member Agreement (Acordo de membros da banda) estabelece que a maioria dos votos do grupo estabelece quaisquer decisões sobre o licenciamento do catálogo musical dos Sex Pistols.
Nesta segunda-feira (23), o juiz britânico Sir Anhony Mann entendeu que Paul Cook e Steve Jones tinham o direto de invocar as regras de votação por maior contra John Lydon em relação ao material do Sex Pistols na série da Disney, nos termos de acordo da banda.
Lydon, que compareceu ao tribunal em 21 de julho deste ano, argumentou que a BMA "nunca foi aplicada em nada que já fizemos desde 1998", ao mesmo tempo em que rotulou a minissérie da Disney como "a merda mais desrespeitosa que já tive que aguentar".
E acrescentou: "Não entendo como Steve e Paul pensam que têm o direito de insistir que eu faça algo de que discordo moralmente, de coração e alma, sem qualquer envolvimento."
A minissérie, que foi produzida em seis partes, deve ser disponibilizada pela Disney em 2022 e será baseado em um livro biográfico de 2016 escrito por Steve Jones intitulado Lonely Boy: Tales From a Sex Pistol.