Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Reedição do 1º disco de Mussum reitera o talento musical do artista

22 mar 2010 - 07h48
Compartilhar

Antônio Carlos Bernardes Gomes, o Mussum (1941 - 1994), fez tanto sucesso como humorista (ao integrar o grupo Os Trapalhões) que, decorridos 16 anos de sua morte, poucos lembram do passado musical do artista. Contudo, a reedição na série

Mussum morreu há 15 anos vítima de um transplante de coração
Mussum morreu há 15 anos vítima de um transplante de coração
Foto: Divulgação
Caçadores de Música

do primeiro disco solo de Mussum, lançado originalmente em 1980, reitera seu talento como sambista.

» vc repórter: mande fotos e notícias

» Assine Sonora e ouça todas as músicas na íntegra

» Veja letras de música

Quando gravou seu primeiro disco individual, Mussum já não era um estreante no mercado fonográfico. Na virada dos anos 60 para os 70, ele tinha feito parte da formação clássica do conjunto Os Originais do Samba, espécie de precursor dos grupos de pagode como Raça Negra.

Mussum, o disco ora reeditado, não fica na praia dos Originais. Seu repertório e sua sonoridade já estavam em sintonia com o samba que brotou em fins dos anos 70 nas quadras do Cacique de Ramos. Tanto que a percussão do disco foi gravada por músicos do grupo Fundo de Quintal, que iniciava trajetória fonográfica naquele ano de 1980.

A Vizinha (Pega Ela, Peru) foi o sucesso radiofônico do disco. Contudo, o repertório de Mussum inclui pérolas como Teatro Brasileiro, esquecido samba de Martinho da Vila, que canta com Mussum na faixa. Papagaio (Almir Guineto, Beto sem Braço e Luverci Ernesto) é outro destaque ao lado de Tempo Bom, Faz Tempo (Bidi).

Querido pelas crianças por conta dos Trapalhões, Mussum mirou o público mirim em Terra de Jó e exercitou seu humor em Nega Besta (Arnaud Rodrigues), faixa na qual canta, com inglês intencionalmente jocoso, um trecho de Old Fashioned Way, hit de Charles Aznavour. Mas este disco, o primeiro dos três álbuns individuais de Mussum, foi gravado sem trapalhadas. Merecia mesmo ser reeditado.

Fonte: O Dia
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra