Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Por que o Led Zeppelin jamais voltará, segundo Robert Plant

Cantor exaltou seu trabalho solo ao lado da Saving Grace e descartou a possibilidade de fazer novos shows com sua antiga banda

14 ago 2025 - 16h45
Compartilhar
Exibir comentários
Robert Plant, vocalista do Led Zeppelin, em 2025
Robert Plant, vocalista do Led Zeppelin, em 2025
Foto: Steve Thorne / Redferns / Rolling Stone Brasil

Robert Plant já disse reiteradas vezes que uma volta do Led Zeppelin está fora de cogitação. O vocalista nunca se empolgou com a ideia de retomar a banda, mesmo com propostas financeiramente astronômicas.

A reunião realizada em 2007 foi algo pontual, apenas para homenagear o falecido Ahmet Ertegun, fundador da Atlantic Records. De acordo com Plant, isso não se repetirá em qualquer outro contexto.

Mas qual seria o motivo para esse desinteresse em tocar novamente com seu antigo grupo?

Robert Plant, vocalista do Led Zeppelin, em 2023 -
Robert Plant, vocalista do Led Zeppelin, em 2023 -
Foto: Matthew Ashton - AMA/Getty Images / Rolling Stone Brasil

Segundo o vocalista, a resposta passa pela liberdade que ele encontrou em se apresentar em locais pequenos, sem tanta pressão, e onde pode se divertir ao lado de sua banda de apoio — atualmente, a Saving Grace.

Em recente entrevista à Mojo, Plant admitiu não ter mais vontade de se envolver com grandes eventos musicais:

"Para mim, por ter passado de um Live Aid muito questionável para a O2 Arena, para (Barack) Obama e a Casa Branca (no Kennedy Center Honors) e todas essas coisas grandes, eu estava beatificado. Senti a atração de fazer isso (shows menores) - o Saving Grace precisava apenas seguir em frente em sua glória, como diria Mavis (Staples)."

Ele acrescentou:

"Os shows atuais são pequenos o suficiente para que, se ninguém quiser ir, não seja o fim do mundo. E então, com aquela atitude laissez-faire ('deixa acontecer), tranquila, seja lá como se chame - suicida! -, em vez de ir ao estádio de futebol com alguns velhos amigos, lá estava: estávamos livres. Podíamos nos divertir."

Mais Bert Jansch do que Axl Rose

O eterno Deus Dourado arrematou dizendo que, para seu gosto atual, apresentações intimistas são muito mais desafiadoras do que shows enormes e espalhafatosos:

"Temos que ter muito cuidado agora para garantir que fique mais próximo de Bert Jansch do que de Axl Rose."
Robert Plant e Jimmy Page, do Led Zeppelin, em 1975 -
Robert Plant e Jimmy Page, do Led Zeppelin, em 1975 -
Foto: Laurance Ratner / WireImage / Rolling Stone Brasil

Outra justificativa

Em entrevista de 2022 ao Los Angeles Times (via site Igor Miranda), quando promovia sua parceria com a cantora Alison Krauss, Robert Plant ofereceu outras justificativas, ainda que similares às apresentadas no momento atual. Ele disse:

"Voltar à fonte para ter algum tipo de aplauso massivo - isso realmente não satisfaz minha necessidade de ser estimulado. Sei que tem gente da minha geração que não quer ficar em casa e acaba saindo para tocar. Se eles estão gostando e fazendo o que precisam para passar os dias, então isso é problema deles."

Já em 2018, à Esquire, ele pontuou:

"Se eu não fizesse (não desafiasse o público e a si próprio com sua carreira solo), seria uma prostituta, e jamais serei isso. Sou apenas um cantor que fica entediado muito rapidamente. E se sou assim, o que estou fazendo com quase 70 anos estando entediado? Sem chances. Sigo em frente o tempo todo. Meu tempo precisa ser preenchido com diversão, esforço, humor, poder e absoluta satisfação própria."

Em bate-papo com a revista Veja, em 2020, o cantor chegou a desligar o telefone ao ser perguntado sobre um retorno do grupo. O repórter Felipe Branco Cruz perguntou: "Uma última pergunta — os fãs do Led Zeppelin podem sonhar em ver no futuro uma nova reu­nião da banda, como aquela realizada no Celebration Day, na Inglaterra?". Ele, então, respondeu:

"Bem (com jeito sarcástico), eu pude perceber que o seu tom de voz estava indo ladeira abaixo no fim desta pergunta. E essa é a resposta. Obrigado (desliga o telefone)."
Steven Tyler, vocalista do Aerosmith, em 2025 -
Steven Tyler, vocalista do Aerosmith, em 2025 -
Foto: Tommaso Boddi / Getty Images for Janie's Fund / Rolling Stone Brasil

Led Zeppelin sem Robert Plant?

Sem a disponibilidade de Robert Plant, o guitarrista Jimmy Page e o baixista John Paul Jones se viram de mãos atadas em vários momentos. Os dois sempre se mostraram mais propensos a reunir a banda, seja para shows esporádicos ou até mesmo alguma turnê.

Certa vez, em 2008, pouco após a reunião de 2007 do Led Zeppelin na O2 Arena, Page chegou a fazer testes com alguns vocalistas e discutiu a possibilidade de continuar tocando ao vivo com John Paul Jones e o baterista Jason Bonham, filho de John Bonham.

Na ocasião, nomes como Steven Tyler, do Aerosmith, e Myles Kennedy, do Alter Bridge, estiveram em audições com o guitarrista. Tyler falou a respeito em entrevista à Classic Rock:

"Fui lá e toquei com o Jimmy e o resto deles (no verão de 2008). Não era uma audição para tocar no Zeppelin, era uma audição para tocar com o Zeppelin. Íamos tocar em alguns estádios. E então, enquanto eu estava lá, o Jimmy me falou sobre talvez gravar um álbum. Fui para casa e pensei nisso por alguns dias, depois voltei para ele e disse: 'Olha, Jimmy, você está em uma banda icônica e eu também. Não posso, de boa-fé, deixar a minha banda e ficar na sua.'"

Outros relatos da época, porém, foram mais cautelosos, dizendo que Page não se entusiasmou em ter Steven Tyler cantando as músicas do Led. Fato é que a ideia de manter a banda na estreia jamais saiu do papel. A aparição de 2007 foi o último ato dos integrantes remanescentes juntos — e assim deve continuar, pelo menos no que depender de Robert Plant.

+++ LEIA MAIS: O disco do Led Zeppelin que mudou a história da música, segundo Jimmy Page

+++ LEIA MAIS: O grande incômodo de Robert Plant com a música pesada

+++ LEIA MAIS: O elemento que faltava no rock antes do Led Zeppelin, segundo Robert Plant

Rolling Stone Brasil Rolling Stone Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade