Pat Smear do Foo Fighters é o mais recente roqueiro a sofrer um 'Acidente bizarro de jardinagem'
O guitarrista quebrou vários ossos do pé e vai perder algumas datas da próxima turnê da banda
Foo Fighters estão prestes a voltar à estrada este mês, mas estarão sem o guitarrista Pat Smear, que se encontrou na lista de lesionados não por tocar com muita intensidade, mas pelo que aparentemente é a segunda maior ameaça aos astros do rock em todos os lugares: acidentes no jardim.
A banda compartilhou a notícia no Instagram com uma capa falsa de tabloide apresentando uma foto de Smear sorrindo e mostrando o dedo do meio enquanto é carregado em uma maca. "Pat Smear Acidente Bizarro de Jardinagem!", diz a manchete (A edição também promete "Alienígenas Avistados se Aquecendo para o Treino de Primavera!" e "Dicas de Dieta de Frango Frito e Champanhe para 2026".).
"Na tradição clássica de astros do rock tendo acidentes bizarros de jardinagem, Pat Smear aparentemente deu boas-vindas ao ano novo esmagando pra caramba seu pé esquerdo", escreveu o Foo Fighters na legenda. Como exatamente Smear esmagou seu pé permanece incerto, embora a banda tenha dito que ele ficou com vários ossos quebrados.
Smear vai perder "alguns shows" enquanto se recupera, a banda continuou, acrescentando: "Vamos sentir falta do nosso amado Pat tanto quanto vocês, mas queremos que ele se cure completamente e volte a ficar em pé o mais rápido possível". O substituto temporário de Smear será Jason Falkner, que tocou guitarra com Beck e St. Vincent.
View this post on Instagram
Por mais boba que fosse a capa falsa de tabloide do grupo, existe de fato uma história estranha de "acidentes bizarros de jardinagem" na música rock — alguns falsos, alguns reais. No lado falso, há o famoso episódio do Spinal Tap onde o primeiro baterista da banda de metal, John "Stumpy" Pepys, morreu em um "acidente bizarro de jardinagem" que as autoridades disseram que era melhor deixar "sem solução".
No lado muito real, o baterista do Toto, Jeff Porcaro, realmente morreu enquanto pulverizava inseticidas em seu quintal no início dos anos 90 (embora o legista tenha finalmente determinado que ele morreu de um ataque cardíaco causado pelo uso de cocaína, não de uma reação alérgica aos pesticidas). E em maio de 2020, o guitarrista do Queen, Brian May, rasgou seus glúteos máximos "em pedaços" no que ele chamou de "um momento de jardinagem excessivamente entusiasmada".
O Foo Fighters sem Smear tem um punhado de shows agendados este mês, incluindo apresentações no México, Los Angeles e Tasmânia. É possível que Smear esteja de volta quando a banda tocar no Welcome to Rockville em Daytona Beach, Flórida, em maio, ou ele pode retornar quando a banda iniciar uma turnê pela Europa e Reino Unido em junho. Uma série de shows pela América do Norte está programada para começar em agosto.
O Foo Fighters parece estar se preparando para um novo álbum depois de lançar duas novas faixas, "Today's Song" e "Asking for a Friend", no ano passado. O LP mais recente da banda, But Here We Are (2023), chegou em 2023.