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Músicas de Taylor Swift estão de volta no catálogo do TikTok

A volta das músicas da cantora na plataforma acontecem oito dias antes do lançamento de seu 11º álbum de estúdio, "The Tortured Poets Department"

11 abr 2024 - 12h39
(atualizado às 15h49)
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Foto: YouTube/Taylor Swift / Pipoca Moderna

Os fãs de Taylor Swift foram surpreendidos nesta quinta-feira (11/4) ao perceber que as músicas da cantora voltaram ao catálogo do TikTok. Em janeiro, a plataforma perdeu parte do conteúdo por não entrar em comum acordo com o Universal Music Group (UMG), selo responsável pela distribuição de músicas de grandes nomes da indústria.

Ainda não está claro se a empresa conseguiu fechar um novo contrato, se a própria equipe de Taylor Swift demandou o acordo ou se trata apenas de um erro digital. De toda forma, todas as canções, das quais a artista é dona dos masters, estão disponíveis para serem utilizadas nos vídeos curtos.

É importante destacar que a volta das músicas na plataforma acontecem oito dias antes do lançamento do 11º álbum de estúdio da cantora, "The Tortured Poets Department", o sucessor do premiado "Midnights".

Entenda mais!

Em janeiro deste ano, o TikTok perdeu parte do material de Taylor Swift num debate envolvendo a remuneração de artistas e o uso de I.A. (Inteligência Artificial), que tem dominado os conteúdos da plataforma.

A gravadora afirmou que a plataforma teria proposto um acordo abaixo do que já era pago e que, por isso, tomou a decisão de não licenciar mais as músicas de seus artistas.

"Em última análise, o TikTok está tentando construir um negócio baseado na música, sem pagar um valor justo pela música", declarou a UMG em comunicado oficial. "[Eles estavam] removendo seletivamente a música de alguns de nossos artistas em desenvolvimento, enquanto mantinha na plataforma nossas estrelas globais que impulsionam o público".

A história se complicou ainda mais depois que a Universal alegou que o TikTok "tentou os intimidar" para aceitar as novas condições contratuais. "Na medida em que nossas negociações continuavam, o TikTok tentou fazer bullying para que aceitássemos um acordo que valeria menos do que o anterior, um bem menos justo em relação ao valor de mercado e que não reflete o crescimento exponencial deles", disse em outro trecho da nota.

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