Morre Arthur Moreira Lima, lendário pianista brasileiro, aos 84 anos
Informação foi confirmada pela família do musicista ao Instituto Piano Brasileiro; Arthur Moreira Lima tratava câncer no intestino
Morreu, nesta quarta-feira, 30, o pianista Arthur Moreira Lima, lenda da música erudita brasileira, aos 84 anos. A informação foi confirmada pela família de Moreira Lima ao Instituto Piano Brasileiro, que homenageou o musicista em uma publicação nas redes sociais.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Arthur Moreira Lima tratava, desde 2023, um câncer no intestino e estava na casa de sua família em Florianópolis (SC). "Nossos agradecimentos a esse gigante incomparável, por tudo que fez pela cultura brasileira e pianística. Que seu nome seja sempre reconhecido entre os heróis brasileiros", disse o instituto.
Nascido em 1940 no Rio de Janeiro, Arthur Moreira Lima começou a estudar piano aos 6 anos. Sua professora foi Lúcia Branco, que também ensinou o instrumento para Tom Jobim e Nelson Freire. Aos 8 anos, tocou um concerto de Mozart com a Orquestra Sinfônica Brasileira.
Não demorou para que o pianista ganhasse projeção internacional. Em 1965, ficou em segundo lugar na Competição Internacional de Piano Frédéric Chopin, na Polônia. Em 1970, conquistou a terceira colocação na Competição Internacional Tchaikovsky, na Rússia.
No Brasil, Moreira Lima ganhou destaque como intérprete da Música Popular Brasileira, especialmente com gravações de Ernesto Nazareth e clássicos do choro e samba. A partir de então, criou o projeto Piano pela Estrada, unindo o popular ao erudito.
Com um piano na carroceria de um caminhão -- que se transformava em palco --, o musicista fez campanha pela democratização da cultura erudita aos mais diferentes cantos do País.
Ao todo, Arthur Moreira Lima gravou mais de 60 discos e se apresentou com as orquestras filarmônicas de Leningrado, Moscou e Varsóvia, além das sinfônicas de Berlim, Viena e Praga.
*Com Estadão Conteúdo