Morre aos 87 anos a cantora Cherie DeCastro
- William Grimes
Cherie DeCastro, a última sobrevivente do trio DeCastro Sisters, cuja provocante balada Teach Me Tonight vendeu milhões de cópias em 1954, morreu em 14 de março, em Las Vegas. Ela tinha 87 anos. A causa foi uma pneumonia, anunciou seu empresário Alan Eichler.
Cherie DeCastro e suas irmãs, Babette e Peggy, cresceram em Cuba, e emprestaram um toque latino à harmonia vocal intrincada criada por grupos como as Andrews Sisters. Depois de emigrarem para Miami no começo dos anos 40, eles desenvolveram uma presença de palco vistosa que combinava canto, dança e comédia.
Não demorou para que conquistassem espaço nas principais casas noturnas de Manhattan, tais como Versailles e La Conga. Uma temporada no Copacabana levou-as a aparecer com Groucho Marx e Carmen Miranda no grande número musical final do filme Copacabana, de 1947.
As irmãs gravaram seu primeiro disco para a gravadora Tico, com Tito Puente, que as havia contratado para cantar no Palladium, em Manhattan. Depois de americanizar o seu som e assinar com a Abbott, uma gravadora de country, elas lançaram Teach Me Tonight, uma balada lenta e sexy com letra de Sammy Cahn e música de Gene de Paul, acompanhadas por uma big band.
A gravação, que na verdade foi lançada como lado B para It's Love, uma canção mais rápida, conquistou os ouvintes, que se encantaram com sua letra ousada:
"Começando pelo ABCE chegando ao XYZAjude-me a resolver o mistérioEnsine-me hoje à noite".
A canção chegou ao segundo lugar nas paradas de sexo e se manteve por semanas entre os maiores sucesso da revista Billboard, e resultou em versões cover por Jo Stafford e Dinah Washington.
Cherie Dawn DeCastro nasceu em 1° de setembro de 1922, no edifício Dakota, em Manhattan. Seu pai, Juan Fernandez DeCastro, era um aristocrata cubano, dono de uma grande plantação de açúcar na República Dominicana e estações de rádio em Cuba.
Em uma visita a Nova York, ele se apaixonou por Babette Buchanan, cantora e dançarina da companhia Ziegfield Follies. Depois de pagar pela rescisão de seu contrato com Ziegfield, ele se casou com ela e a levou a Havana, onde fez construir a mansão em que Cherie e suas irmãs cresceram, hoje sede da embaixada chinesa.
Depois que as irmãs se transferiram aos Estados Unidos, um agente de talentos alerta as ouviu no Clover Club, em Miami, e as levou a Nova York, onde cantaram com Perry Como no Versailles e se apresentaram no Copacaba, em um espetáculo que incluía também o Will Mastin Trio, um de cujos integrantes era o jovem Sammy Davis Jr.
As irmãs DeCastro não demoraram a começar a se apresentar em grandes teatros do país e a obter papeis no cinema. Fizeram as vozes dos pássaros em Zip-a-Dee-Do-Dah, em Song of the South (1946), um filme de Walt Disney, e cantaram em Over the Santa Fe Trail (1947) e Stairway for a Star (1947).
Em 22 de janeiro de 1947, apresentadas por Bob Hope, elas cantaram Babalu em uma garagem de Los Angeles, na primeira transmissão ao vivo do canal de TV KTLA, a primeira estação comercial de TV ao oeste do rio Mississipi. As irmãos DeCastro gravaram diversos sucessos para a Abbott, se bem menores que Teach Me Tonight. Boom Boom Boomerang, um lamento romântico divertido, chegou ao 17° posto das paradas. Parte do apelo da canção era uma resposta vocal engraçada em timbre de baixo, cantada por Thurl Ravenscroft, que mais tarde faria a voz do tigre Tony em centenas de comerciais de TV.
Os dois anos das irmãs DeCastro com a Abbott resultaram em diversas outras gravações que encontraram lugar entre as 100 mais, entre as quais Too Late Now, Cowboys Don't Cry, Snowbound for Christmas e With My Eyes Wide Open I'm Dreaming.
O trio mais tarde gravou para a RCA, ABC-Paramount e Capitol.
Cherie foi a única das integrantes a manter seu lugar no trio durante toda a carreira do grupo. Babette, que morreu em 1992, e Peggy, que morreu em 2004, passaram algum tempo afastadas da banda, e Olgita, uma prima das DeCastro, participou do trio a partir do final dos anos 50. Ela morreu em 2000.
Os dois casamentos de Cherie DeCastro, um deles com o ator Monte Hale, astro de filmes de caubói, terminaram em divórcio. Ela deixa Trevor Young, que viveu com ela por muitos anos.
O espetáculo de palco das irmãs se manteve popular, especialmente em Las Vegas. Elas se apresentaram com Noel Coward quando ele estreou no Desert Inn em 1954, e com George Burns e Bobby Darin, quando eles começaram em Las Vegas. Também cantaram nos curta-metragens ¿Singin' and Swingin¿ (1950), com Maynard Ferguson, e ¿Riot in Rhythm¿ (1957), com Harry James.
Cherie continuou cantando mesmo depois da morte das irmãs. Uma validação inesperada de sua carreira surgiu em 2000, quando a mãe de Tony Soprano na série ¿Família Soprano¿, da HBO, definiu as DeCastro Sisters como um de seus conjuntos favoritos.