2 eventos ao vivo

Maior festival de heavy metal do mundo começa sob forte chuva na Alemanha

30 jul 2015
14h29
atualizado às 16h50
  • separator
  • 0
  • comentários

O Wacken Open Air (WOA), o maior festival de heavy metal do mundo, começou nesta quinta-feira, apesar das chuvas, e contará com a apresentação de mais de 100 bandas, entre elas os brasileiros Sepultura e Angra, ao longo de três dias para cerca de 75 mil espectadores.

A forte chuva que caiu na última madrugada no pequeno povoado de Wacken, que fica próximo a Hamburgo, no norte da Alemanha, somada às precipitações dos dias anteriores, transformaram o local onde acontece o festival, uma fazenda de criação de gado, em um autêntico lamaçal.

O acesso com veículos particulares foi afetado e a polícia pediu que os espectadores utilizassem o transporte público para chegar ao local. Além disso, os fãs estão tendo dificuldades para montar as cerca de 5 mil barracas onde ficarão alojados pelos próximos três dias.

No entanto, a chuva não esfriou a empolgação dos "metaleiros" e as instalações rapidamente se encheram de jovens com suas tradicionais camisas pretas, conforme acontece todos os anos, já que, para muitos amantes do heavy metal, o festival de Wacken é uma espécie de peregrinação.

O WOA é o principal evento do calendário de festivais de heavy metal do verão europeu e se caracteriza pela grande variedade de bandas, que compreendem quase todos os subgêneros do estilo, apesar da ênfase nos nomes mais "pesados". O evento apresenta em seus sete palcos simultâneos tanto grupos míticos dos anos 1980 como os atuais expoentes do estilo.

Os principais nomes da 25ª edição do festival são Judas Priest, Sabaton, In Flames, Dream Theater, Running Wild, Savatage, Rob Zombie, além dos brasileiros Angra e Sepultura.

Também se destacam na edição deste ano os grupos Amorphis, Black Label Society, Queensryche, Annihilator, Stratovarious, Within Tempation, Opeth, Europe, Obituary, Biohazard e Cannibal Corpse.

O festival começou, como já é tradicional, com a banda dos bombeiros voluntários do Wacken e o grupo de covers Skyline, do fundador do WOA, Thomas Jensen.

A principal curiosidade deste ano será a presença da banda de música do Exército alemão, que tocará pela primeira vez no festival durante a apresentação do grupo local U.D.O., liderado pelo lendário vocalista Udo Dirkschneider, um dos integrantes da formação clássica do Accept, um dos principais nomes do heavy metal alemão da década de 1980.

Além disso, o WOA é o grande evento do ano na pequena cidade de Wacken, que conta com menos de 2 mil habitantes, já que, durante três dias, suas ruas se enchem com milhares de admiradores da música pesada, que vêm de todas as partes do mundo para desfrutar do festival.

Segundo a emissora de televisão "N-TV", os estabelecimentos de alimentação em Wacken alcançam cerca de um terço de suas receitas anuais apenas nesta semana.

As entradas para esta edição do WOA foram colocadas à venda apenas algumas horas depois do encerramento do festival do ano passado, quando mal se sabia quais bandas participariam da próxima edição, e se esgotaram em apenas 12 horas.

EFE   
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade