Luísa Sonza é substituída no REP Festival por Don L após onda de críticas
Presença da cantora que responde a processo por injúria racial foi muito criticada por fãs do festival
A cantora Luísa Sonza foi retirada da lineup oficial do REP Festival após uma onda de críticas nas redes sociais. Sonza responde a um processo de injúria racial contra uma advogada negra. Em contrapartida, o nome do cearense Don L foi acrescentado na programação.
Sem anúncio prévio ou qualquer justificativa, a página oficial do festival publicou, nesta segunda-feira, 14, um novo cartaz de programação, excluindo a cantora Luíza Sonza, que tinha sido chamada para fazer uma participação no show de Xamã, e incluindo o rapper cearense Don L.
A presença de Sonza no festival de rap foi questionada devido à ação por injúria racial movida pela advogada Isabel Macedo de Jesus, que a acusa de ter dado um tapa no seu braço e ter, em tom ríspido, pedido um copo d’água, durante um show em Fernando de Noronha.
Don L estava ausente da primeira escalação do REP Festival, o que provocou algumas publicações de revolta dos fãs nas redes sociais. Ele chegou a escrever no Twitter que achava que só ia ser convidado para algum festival "quando tiver algum no Nordeste".
Esta segunda, ele voltou à rede para agradecer pela mobilização dos fãs e dizer que decidiu aceitar a proposta "por um valor que permitisse melhorar o natal da minha banda, e começar a fazer o que eu sempre quis: meu dízimo pra um coletivo revolucionário."
agradeço a todos que se mobilizaram pela minha participação no rep festival. eu decidi aceitar a proposta por um valor que permitisse melhorar o natal da minha banda, e começar a fazer o q eu sempre quis: meu dízimo pra um coletivo revolucionário. malik mode on 🙏🏼🔥
— maldito bom malandro (@donl___) October 24, 2022
O REP, maior festival de rap do Brasil, terá em sua edição de 2023 os artistas Emicida, Djonga, Racionais MC's, Ludmilla e IZA. Também se apresentam Matuê, L7NNON, Filipe Ret, Poze do Rodo e Orochi.
O festival, que acontece dias 11 e 12 de fevereiro numa Cidade do Rap, no Rio de Janeiro.
Até o momento, Luísa Sonza não se manifestou sobre a substituição.