Leo Santana anuncia turnê de pagode pelo Brasil; confira as cidades
No dia que duas grandes turnês foram canceladas, de Ivete Sangalo e Ludmilla, cantor anunciou que 'PaGGodin' ocorrerá até fevereiro de 2025
O cantor Leo Santana anunciou nesta quarta-feira, 15, a turnê nacional PaGGodin, projeto de pagode do baiano. Os shows devem começar em agosto e seguirão até fevereiro de 2025, com a participação de artistas consagrados na música brasileira.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O anúncio de Leo Santana ocorreu horas depois de Ivete Sangalo e Ludmilla informarem o cancelamento de suas respectivas turnês -- Festa e Ludmilla In The House Tour. Em entrevista à imprensa, o 'GG' assegurou que não há risco de acontecer o mesmo com seu novo projeto.
"Acho que o lance dessas duas turnês terem sido canceladas envolve outros diversos fatores, que nesse caso eu não sei quais são. Mas eu confio muito no meu time e nos contratantes que aqui estão, nos parceiros que estão comigo nesses 20 anos de carreira. Tem muita coisa que de fato vai dar certo", afirmou.
Apesar da confiança, Leo reconheceu que o mercado dá música está "preocupado", já que vender ingresso "não está fácil".
"Claro que, assim, a música tem essa incerteza, mas com a determinação que a gente está colocando nesse projeto, tem tudo para ser um sucesso", acrescentou. "Até porque é um desejo tanto meu, pessoal e artístico, mas também de muitos fãs meus. [...] Me cobravam isso [a turnê] há muitos anos e eu digo: 'Caramba, acho que não é hora ainda. Tenho outros projetos pra priorizar. Na hora certa isso vai acontecer', e chegou".
Primeira turnê de Leo Santana
'PaGGodin' é a primeira turnê apresentada por Leo e, segundo ele, celebra sua trajetória na música. A escolha do formato é um retorno às raízes.
"Faz parte da minha história desde sempre. Eu comecei a cantar por causa do pagode, por causa desse gênero específico, que, em outros lugares, a gente chama de ‘samba’. [...] Pra mim, esse projeto é um sonho realizado que há muito tempo queria realizar, mas, como eu sempre digo: 'É tudo no tempo de Deus'", diz.
O show será dividido em três partes. Na primeira, o cantor irá trazer para o palco toda a experiência que os fãs já conhecem. A segunda será uma medley em ritmos de pagode dos principais sucessos da música baiana. De acordo com Leo, a ideia é celebrar suas raízes. E por fim, no terceiro e último ato, o PaGGodin acaba como em qualquer outro pagode: em uma roda de samba.
Leo conta que a seleção das músicas foi feita 'a dedo' por ele e reúne de tudo um pouco. “O maior desafio foi o repertório, pois são canções que já foram gravadas por diversas vozes. Coloquei na pegada do PaGGodin, que ficou muito bom, foi o medley das coisas da Bahia, que está sendo nosso grande diferencial. Vai ser um momento especial”, explica.
“Não será apenas um show com a participação de artistas incríveis, mas, sim, o show Paggodin com vivências incríveis a serem vividas ali, de momentos, o samba no meio da galera. Só não sei como vai ser no meio do povo, só sei que vai dar certo (risos)", destaca o cantor.
Ao todo, serão 12 praças/cidades por onde o evento irá passar: Belo Horizonte, Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Fortaleza, Manaus, Curitiba, Brasília, Maceió, Aracajú e Belém. As vendas devem começar em junho, a nível nacional.
Participações e músicas inéditas
Sobre as participações, Leo conta que os artistas que foram convidados para as primeiras edições do projeto podem ser aguardados para a turnê, mas ainda é necessário confirmar com todos. “Alguns eu já estou convidando. No finalzinho do ano passado, já estávamos pensando na turnê e, obviamente, já convidei alguns artistas. Alguns ainda tão a confirmar, a maioria tem uma agenda muito cheia, mas alguns estão fazendo esforço para tentar driblar, nem que seja lá fazer uma participação com a gente e aí ir direto para o seu show, compromisso”, diz.
“Convidei Periclão (Pericles), convidei o próprio Xande de Pilares, Thiaguinho… Todos os que participaram desse projeto, Ferrugem, a Lud, convidei Luisa Sonza também porque eu quero trazer uns tipos de artistas que até então fazem outro tipo de som e mais uma novidade é que, a cada edição, eu vou estar gravando uma música inédita com esses convidados. Para extrair desse evento mais um clipe”, destaca Leo.
Doações para o Rio Grande do Sul
Ainda segundo o artista, o projeto nasce com o intuito de contribuir para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Parte das vendas será doada.
Ao longo do ano, as doações serão adaptadas para a necessidade do Estado naquele momento. Segundo informações divulgadas pela Defesa Civil, o número de municípios afetados pelo temporal passou para 447. Mais de 619 mil pessoas tiveram de deixar suas casas.